Presidente norte-americano argumentou que isso poderia levar as montadoras a acelerar os investimentos nos Estados Unidos. Estacionamento da fábrica da Jaguar Land Rover em Halewood, Liverpool, na Inglaterra
Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta quinta-feira (12) que pode em breve aumentar as tarifas automotivas, argumentando que isso poderia levar as montadoras a acelerar os investimentos nos EUA.
“Posso aumentar essa tarifa num futuro não muito distante”, disse Trump em um evento na Casa Branca. “Quanto mais alto, maior a probabilidade de construírem uma usina aqui.”
Para justificar a medida, Trump citou uma série de anúncios recentes de investimentos, incluindo o anúncio da General Motors esta semana de que planeja investir US$ 4 bilhões em três fábricas nos EUA e transferir parte da produção de SUVs do México.
Ele também destacou um investimento de US$ 21 bilhões da Hyundai anunciado em março, incluindo uma nova siderúrgica nos EUA.
“Eles não teriam investido 10 centavos se não tivéssemos tarifas, inclusive para a fabricação de aço americano, que está indo muito bem”, disse Trump.
As montadoras vêm pressionando a Casa Branca a reduzir a tarifa de 25% sobre automóveis imposta por Trump em março. Elas têm enfrentado crescentes pressões de custos decorrentes das cobranças.
Nas últimas semanas, a Ford Motor e a Subaru of America aumentaram os preços de alguns modelos devido aos custos mais altos das tarifas. Em maio, a Ford estimou que as taxas custariam cerca de US$ 1,5 bilhão em lucros ajustados.
A GM disse no mês passado que tinha uma exposição tarifária atual entre US$ 4 bilhões e US$ 5 bilhões, incluindo cerca de US$ 2 bilhões em veículos mais acessíveis que a GM importa da Coreia do Sul, onde fabrica modelos básicos da Chevrolet e da Buick.
No fim de abril, o presidente Donald Trump assinou uma ordem para suavizar os efeitos da própria política, oferecendo um pacote de créditos e isenções de outras taxas sobre materiais e peças.
Ele concordou em conceder créditos equivalentes a até 15% do valor dos veículos montados em território americano.
O objetivo é que esse incentivo ajude a compensar os custos das peças importadas, dando tempo para a reestruturação das cadeias de suprimento dentro do país.
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