Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    NotíciasNotícias
    • Início
    • Contato
    • Politica de Privacidade
      • Termos De Uso
    NotíciasNotícias
    Carros

    Veja como funcionam os carros autônomos queimados em protesto no EUA

    RsnewsPor Rsnewsjunho 10, 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura

    [ad_1]


    Atos em Los Angeles contra políticas imigratórias terminam com carros autônomos da Waymo queimados; jornalista testou a tecnologia, que já roda em São Francisco, mas ainda tem acesso limitado. Veículo autônomo da Waymo em Los Angeles, na Califórnia
    Alexandre Lopes/g1 Santos
    Os protestos em Los Angeles, nos EUA, contra as políticas imigratórias e o poder das empresas de tecnologia, terminaram com a queima de ao menos cinco carros autônomos no último domingo (8). Esses veículos sem motorista, controlados por aplicativos, já são realidade em cidades como São Francisco, onde a Waymo One — empresa da Alphabet, holding do Google — oferece viagens.
    O jornalista Alexandre Lopes testou esses carros que parecem ter saído de um ‘filme de ficção científica’. O modelo, um Jaguar I-Pace elétrico equipado com sensores, câmeras e inteligência artificial, circula apenas em áreas urbanas, evitando rodovias e deslocamentos intermunicipais.
    Entenda o motivo dos protestos
    Foram duas viagens durante uma visita a São Francisco, no estado da Califórnia, que totalizaram 45 minutos. “Durante os trajetos, me senti seguro e confortável. O carro respeita rigorosamente as leis de trânsito, faz curvas suaves, para com antecedência e se adapta ao tráfego com naturalidade”, disse.
    Lopes contou ter gasto US$ 19 (cerca de R$ 100) na viagem mais longa, de 30 minutos, equivalente a uma corrida comum no Uber nos EUA.
    “Mas há um porém: o acesso ao serviço ainda é restrito. Para usar o aplicativo da Waymo One, é necessário ter uma conta americana na Apple Store — algo que frustra turistas e curiosos, já que o app não está disponível em celulares brasileiros. Mesmo assim, para quem consegue embarcar, a experiência é inesquecível”, comentou.
    Manifestantes ateiam fogo em carros durante protesto contra as políticas de imigração de Donald Trump
    REUTERS/Daniel Cole
    História e funcionamento
    A Waymo surgiu em 2009 como projeto experimental do Google para desenvolver veículos autônomos. Em 2016, transformou-se em uma empresa independente sob a Alphabet. Desde então, a tecnologia passou por testes rigorosos até o lançamento comercial em cidades americanas.
    O sistema utiliza lidar (radar a laser), sensores de proximidade, GPS de alta precisão e câmeras 360º para navegar pelas ruas. Toda a inteligência de direção está a bordo do carro — não em servidores externos —, garantindo respostas rápidas. O passageiro destrava a porta com o aplicativo e acompanha a rota em uma tela interna, podendo ajustar clima, rádio e dar feedbacks sobre a corrida.
    Incidentes e operação
    Apesar histórico de segurança, os veículos autônomos não estão livres de polêmicas. Em 2023, a Cruise — do grupo General Motors — teve as atividades suspensas na Califórnia após um grave incidente com um pedestre. A Waymo, por outro lado, manteve a licença ativa e expandiu as áreas de operação.
    Atualmente, os carros da Waymo circulam em São Francisco e Phoenix, com planos de expansão para Los Angeles e Austin. Em São Francisco, eles atuam em bairros como Mission, Castro, Noe Valley e Haight-Ashbury — regiões com grande fluxo urbano, mas mapeadas em detalhe pela tecnologia.
    “Para quem consegue usar o aplicativo e embarcar nessa experiência, a impressão é clara: o futuro já está nas ruas da Califórnia, rodando sem motoristas — mas com toda a precisão e paciência que muitos humanos não têm ao volante”, apontou Lopes.
    Entenda o motivo dos protestos
    Manifestantes são retirados de rodovia em Los Angeles pela Guarda Nacional
    A tensão em Los Angeles, nos Estados Unidos, aumentou com a chegada da Guarda Nacional enviada pelo presidente Donald Trump. A cidade enfrenta protestos há três dias contra as medidas de expulsão de imigrantes ilegais propostas pelo governo federal.
    Com uma forte presença de comunidades latinas, Los Angeles viveu momentos de confronto no domingo (8), quando manifestantes encapuzados atearam fogo em carros e foram dispersados pela polícia com gás lacrimogêneo e balas de borracha. Ao menos 27 pessoas foram presas, segundo o Los Angeles Times.
    O que é a Guarda Nacional dos EUA?
    Repórter é atingida por bala de borracha durante entrada ao vivo
    Em uma rede social, Trump disse que “multidões violentas” estão atacando agentes federais. “A ordem será restaurada e os ilegais serão expulsos”, disse o presidente.
    O governador da Califórnia, Gavin Newsom, criticou o envio das tropas federais. Ele foi contra o uso dessas forças e disse que o presidente comete abuso de poder e quer acirrar o conflito.
    Newsom é do Partido Democrata, de oposição.
    “Todos os governadores democratas concordam: as tentativas de Donald Trump de militarizar a Califórnia são um alarmante abuso de poder”, disse.
    Entenda o que está acontecendo em Los Angeles
    Voltar ao topo
    VÍDEOS: g1 em 1 Minuto

    [ad_2]

    Postagem Original

    Rsnews
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Liso, misto ou esportivo? Veja como escolher o pneu certo para moto

    junho 17, 2025

    Carro elétrico pode ser carregado no poste? Especialistas alertam para os perigos dessa prática | Carros

    junho 15, 2025

    Honda Civic, RAM 3500 e GWM Poer: veja lançamentos (fora os SUVs) confirmados na semana

    junho 14, 2025

    Trump diz que pode aumentar tarifas sobre automóveis em breve

    junho 12, 2025

    Ford anuncia Territory repaginado para tentar conter vendas fracas

    junho 12, 2025

    Fiat Pulse Abarth ganha novo visual e mantém motor turbo para bater o Nivus GTS

    junho 11, 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Notícias
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por rsnews.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.