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    Carros

    Ford Bronco 2025 prefere manter as raízes do que vender demais — e isso pode ser ótimo; veja teste

    RsnewsPor Rsnewsjunho 10, 2025Nenhum comentário8 minutos de leitura0 Visualizações
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    SUV da Ford ganha mais tecnologia, um ligeiro tapa no design e mantém o preço da versão anterior para cativar mais consumidores. Mas perde em potência e aceleração para o principal rival. Ford Bronco 2025 chega com o mesmo preço da geração anterior: R$ 260 mil
    Divulgação | Ford
    Se fosse um artista, o Ford Bronco seria aquele que persegue a autenticidade, do tipo que não busca agradar a maioria. Criado nos anos 1960, ele chega agora à sétima geração e se consolida como um clássico da marca.
    Mas, quase 60 anos depois do seu lançamento, nunca teve grande destaque no Brasil. Hoje, o Bronco não aparece nem entre os 40 SUVs mais vendidos, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
    O novo Bronco chega às lojas por R$ 260 mil, em uma disputa de espaço com versões intermediárias de modelos como o Jeep Compass Overland Hurricane (R$ 272.990) e o Jeep Commander Limited (R$ 253.990).
    Ambos os concorrentes vendem muito mais: o Compass é o 5º SUV mais emplacado do país, enquanto o Commander ocupa a 21ª posição. Mas será que ele quer aparecer na lista?
    A pretensão do Bronco é impressionar pela competência no fora de estrada, e mostra ser uma escolha bastante válida para quem busca robustez e um toque autêntico. Agradar a quem gosta dele, e nada mais.
    Veja abaixo os destaques da nova versão, nas primeiras impressões do g1 com o SUV.
    A história do Ford Bronco começou em 1966
    Divulgação | Ford
    Veja a ficha técnica do modelo:
    Motor: 2.0 Ecoboost de quatro cilindros;
    Potência: 253 cv;
    Torque: 38 kgfm;
    Câmbio: Automático de 8 marchas;
    Comprimento: 4,38 m;
    Largura: 1,88 m;
    Altura: 1,81 m;
    Entre-eixos: 2,67 m;
    Porta-malas: 482 litros;
    0 a 100 km/h: 8,3 segundos;
    Consumo na cidade: 8,4 km/l;
    Consumo na estrada: 10,7 km/l.
    Novo Bronco
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    Entre as mudanças visuais mais marcantes na parte externa, destacam-se o novo para-choque e a grade redesenhada. Ainda na dianteira, o protetor metálico ao redor dos ganchos é feito de aço, e há também uma placa de proteção (skidplate) para resguardar o cárter, onde fica armazenado o óleo do motor.
    Na traseira, a única alteração é o novo para-choque. Por dentro, o destaque vai para as novas telas: o painel de instrumentos agora tem 12,3 polegadas, enquanto a central multimídia conta com 13,2 polegadas.
    Os bancos dianteiros, com ajustes elétricos e aquecimento para motorista e passageiro, oferecem memória de posição, bom desenho e conforto em viagens longas.
    As abas laterais têm o tamanho ideal, proporcionando firmeza tanto em curvas de alta velocidade quanto em trechos irregulares. Por outro lado, o acabamento claro e a presença de tecido na parte superior do encosto podem ser inconvenientes para quem costuma encarar trilhas com lama.
    Do ponto de vista técnico, as principais melhorias estão na segurança ativa: os freios dianteiros agora contam com discos mais espessos, o que ajuda na dissipação de calor. Além disso, o Bronco 2025 traz novidades na suspensão e na lista de equipamentos.
    Bloqueio de diferencial ajuda a transpor terrenos onde algumas rodas ficam sem tração
    Divulgação | Ford
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    Ao volante
    Ao assumir o posto de motorista, não há surpresas. O interior é sóbrio — bem construído, sem o apelo futurista de alguns modelos chineses ou o estilo excessivamente conservador de certos carros japoneses.
    O Bronco mantém uma identidade bem norte-americana, com um visual tradicional que funciona. Os botões físicos continuam presentes e são essenciais para operar diversas funções, inclusive da central multimídia — o controle de volume, por exemplo, é grande e fácil de localizar.
    O volante tem boa empunhadura e reúne comandos tanto para o painel de instrumentos quanto para o piloto automático adaptativo.
    Interior é simples, mas bem-feito
    Divulgação | Ford
    O câmbio automático de oito marchas é acionado por um seletor giratório no console central, que também abriga porta-copos e um carregador por indução.
    No asfalto, o SUV apresenta um comportamento estável. O desempenho é satisfatório, mas não empolga. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,3 segundos, enquanto o Compass Overland Hurricane cumpre a mesma tarefa dois segundos mais rápido.
    Assim, as acelerações e retomadas são condizentes com um SUV médio, sem grandes emoções ao volante. No entanto, um ponto que evoluiu no novo Bronco foi o acerto da suspensão.
    Na geração anterior, a rolagem da carroceria era bastante perceptível. Em curvas mais fechadas, a sensação era de estar dirigindo um veículo de dois andares. Isso foi corrigido, e agora o carro transmite muito mais confiança ao motorista.
    Cabine tem espaço para cinco adultos viajarem com conforto
    Divulgação | Ford
    Piloto automático off-road ensina a dirigir na terra
    É no fora de estrada que o novo Bronco realmente se destaca. Com seus sete modos de condução — Eco, Esportivo, Escorregadio, Rock Crawl, Off-road e Rally —, ele está preparado para enfrentar praticamente qualquer tipo de terreno.
    De fábrica, o modelo já vem equipado com pneus de uso misto da Pirelli. As rodas de 17 polegadas, combinadas com os pneus de perfil alto, permitiram que o SUV enfrentasse com competência o trecho lamacento percorrido durante o teste realizado pelo g1.
    Diga-se que os trechos são preparados pela Ford, mas foi possível testar o modo off-road com o bloqueio do diferencial traseiro ativado. Em determinado momento, uma das rodas ficou completamente suspensa, e o sistema entrou em ação: ele redireciona a força para as rodas que permanecem em contato com o solo.
    Essa tecnologia impede que o torque seja desperdiçado na roda suspensa, transferindo toda a força para o pneu que pode efetivamente movimentar o veículo. Deixou fácil sair dali.
    Seletor de motos de condução, bloqueio do diferencial e da tração ficam no console central
    Divulgação | Ford
    Outro recurso que contribui para o controle em terrenos de baixa aderência é a vetorização de torque. Ao girar o volante, o sistema direciona o torque para a roda oposta à curva (lado externo), ajudando o carro a manter a trajetória desejada.
    Pontos extras para o piloto automático off-road. Para entender como ele funciona, vale fazer uma analogia com os carros elétricos.
    Muitos modelos elétricos contam com o sistema “one pedal”, que permite dirigir usando apenas o acelerador. Ao pressioná-lo, o carro avança; ao soltá-lo, ele desacelera automaticamente.
    Embora o Bronco não seja elétrico, ele oferece a função “one pedal off-road”, que facilita a condução em terrenos difíceis, especialmente para motoristas iniciantes. Com ela, não é necessário alternar constantemente entre acelerador e freio: basta tirar o pé do pedal e o carro começa a desacelerar sozinho.
    Painel de instrumentos de 12,3 polegadas tem todas as informações que o motorista precisa
    Divulgação | Ford
    Esse recurso proporciona mais segurança, principalmente em descidas íngremes com pedras ou sulcos profundos, onde o controle do veículo é essencial. O sistema funciona em velocidades de até 32 km/h.
    Durante o uso, a câmera 360° — item de série — ativa a lente frontal, permitindo ao motorista visualizar com clareza o caminho à frente. Isso ajuda a evitar obstáculos como pedras e galhos, além de facilitar o posicionamento do carro em subidas acentuadas, reduzindo o risco de atolamento.
    Mesmo sem pneus específicos para trilhas pesadas — o que não é recomendado com esse modelo —, o Bronco se saiu bem no percurso projetado pela Ford.
    Em alguns momentos, o carro permitiu uma condução mais solta, deixando o motorista explorar saídas de traseira e derrapagens na lama. No entanto, graças à ampla lista de equipamentos, sensores e sistemas eletrônicos, o veículo sabe exatamente quando intervir para garantir a segurança.
    Além da câmera e dos sensores, o painel de instrumentos exibe em tempo real os ângulos de inclinação do carro, tanto lateral quanto longitudinalmente.
    O novo Bronco também conta com:
    Controle de reboque;
    Alerta de tráfego cruzado;
    Frenagem autônoma com detecção de pedestres;
    Alerta de colisão frontal;
    Assistente de permanência e centralização em faixa;
    Piloto automático adaptativo com função Stop&Go;
    Reconhecimento de placas de trânsito;
    Assistente de manobras evasivas;
    Assistente de partida em rampas;
    Nove airbags;
    Farol alto automático.
    Câmera frontal ajuda a ver obstáculos à frente
    Divulgação | Ford
    Conclusão
    Talvez a Ford tenha acertado tanto no preço quanto na capacidade off-road do Bronco. Apesar de ter menos potência que o líder de vendas da categoria, o modelo oferece conforto, bom espaço interno, porta-malas generoso (com 482 litros) e reúne qualidades que podem atrair um público mais amplo.
    No entanto, ele enfrenta a reputação consolidada do Compass — um SUV com menos vocação aventureira, mas que entrega mais potência e torque na mesma faixa de preço.
    Será que o Bronco conseguirá tirar vendas do campeão da categoria e se tornar um expoente de sua classe? Pouco provável, especialmente se o consumidor focar apenas no desempenho do motor.
    Por outro lado, quem procura um veículo versátil, com verdadeiro apelo off-road que permite um pouco de diversão, ocasionalmente, em trilhas e terrenos desafiadores, encontrará no Bronco uma boa opção de compra.
    Pontos positivos e negativos:
    ✅ Capacidade off-road;
    ✅ Tecnologia;
    ❌ Desempenho inferior ao principal concorrente;
    ❌ Banco com tecido pode sujar fácil.
    TESTE: Zeekr X mostra que um SUV elétrico chinês pode confundir fãs de BMW e Volvo



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