Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Star Rail chega em 21 de maio com Hyacine e Cipher

    maio 9, 2025

    The Dark Ages pela imprensa mundial

    maio 9, 2025

    Spirit of the North 2 já está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox X|S

    maio 9, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    NotíciasNotícias
    • Início
    • Contato
    • Politica de Privacidade
      • Termos De Uso
    NotíciasNotícias
    Lar»Viagens e turismo»Voo atrasado ou cancelado? Saiba quais são os direitos dos passageiros
    Viagens e turismo

    Voo atrasado ou cancelado? Saiba quais são os direitos dos passageiros

    RsnewsPor Rsnewsnovembro 29, 2024Nenhum comentário3 minutos de leitura0 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail




    Clientes podem recorrer imediatamente às companhias aéreas, que, de acordo com a situação, podem ter que oferecer compensações, como reembolso, internet, alimentação e hospedagem. Filas no Aeroporto de Congonhas após cancelamento de voos por conta do temporal que castigou a cidade de São Paulo
    Felipe Rau/Estadão Conteúdo
    Seja por manifestações políticas, acidentes ou falhas técnicas, as companhias aéreas devem compensar os clientes em casos de atrasos nos voos e lotação no saguão do aeroporto.
    Proporcionalmente à ocorrência (cancelamento ou atraso), o passageiro pode ter seu dinheiro estornado ou receber hospedagem, alimentação e meios de comunicação, como acesso à internet, aponta a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
    Segundo o especialista em Direito Aeronáutico Felipe Bonsenso, a legislação determina que as empresas ofereçam suporte imediato aos clientes, mesmo que as causas de atraso ou suspensão dos voos não tenham sido provocadas diretamente pelas companhias.
    “Todos os passageiros devem procurar imediatamente as companhias aéreas. Também podem recorrer ao judiciário para buscar indenizações e recomposição, em caso de perdas de eventos ou reuniões, por exemplo”, diz.
    O que acontece quando houver atraso ou cancelamento?
    Assim que a companhia aérea tiver conhecimento de que haverá o atraso ou cancelamento de voos, deve imediatamente notificar o consumidor. Devem, ainda, partir da própria empresa as seguintes medidas:
    manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;
    oferecer gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material (veja mais abaixo);
    oferecer reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a 4 horas ou cancelamento.
    No caso de atraso, deve ser oferecida assistência material, conforme a necessidade de espera:
    a partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone etc.);
    a partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche etc.);
    a partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto.
    O Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (Pnae) e seus acompanhantes sempre terão direito à hospedagem, independentemente da exigência de pernoite no aeroporto.
    Empresa não ofereceu a compensação. E agora?
    Caso a companhia aérea não ofereça as assistências citadas, isso é considerado um descumprimento do contrato de transporte aéreo, aponta a Anac.
    Os passageiros são, então, orientados a procurar os canais de atendimento eletrônico, telefônico ou presencial da própria empresa aérea para tentar resolver o problema.
    Se ainda assim não obtiver uma resolução satisfatória, é recomendado que o cliente registre uma reclamação na plataforma “Consumidor” do governo federal.
    As manifestações registradas nesse canal são analisadas pela Anac para identificar os principais problemas enfrentados pelos passageiros e, assim, direcionar a regulação e a fiscalização das Condições Gerais de Transporte Aéreo e da acessibilidade.
    Tenho direito a indenização?
    Se consumidor sentir que o dano do atraso ou do cancelamento foi grave, seja porque perdeu um evento importante — como uma entrevista de emprego ou casamento — ou por outro motivo e deseja receber alguma indenização além do reembolso, deve entrar com o requerimento por meio do órgão de defesa do consumidor, o Procon.
    LEIA TAMBÉM:
    França revela primeiras imagens da Catedral de Notre Dame restaurada após incêndio
    Conheça o restaurante argentino eleito o melhor da América Latina em 2024
    Quanto custa comer nos restaurantes brasileiros entre os 50 melhores da América Latina?
    Voo atrasado ou cancelado? Veja os direitos do passageiro



    Postagem Original

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    Rsnews
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Viagem aos EUA: o que ter em mãos e como responder às perguntas dos agentes de imigração?

    maio 9, 2025

    Vaticano tem guarda de mais de 500 anos e nenhum pet: veja curiosidades sobre a cidade-estado casa do papa

    maio 9, 2025

    Barraco no avião: entenda quando o passageiro pode ser expulso do voo

    maio 8, 2025

    Novo parque da Disney nos Emirados Árabes: como será a atração

    maio 8, 2025

    Brasil tem um hotel entre os 25 melhores do mundo; veja lista completa da TripAdvisor

    maio 8, 2025

    De diamantes e óvnis a águas cristalinas e cavernas: conheça histórias e belezas da Chapada Diamantina, na Bahia | Globo Repórter

    maio 7, 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Demo
    Top Posts

    todas as senhas dos cofres de Silent Hill 2 Remake

    outubro 7, 202425 Visualizações

    Soul Reaver 1 & 2 Remastered – Lost Levels and other bonus materials detailed – PlayStation.Blog

    dezembro 4, 202423 Visualizações

    VÍDEO: conheça mais a fundo dois lançamentos 'diferentões' que chegam ao Brasil em breve

    outubro 2, 202420 Visualizações
    Não perca

    Star Rail chega em 21 de maio com Hyacine e Cipher

    maio 9, 2025

    A HoYoverse anunciou que Honkai: Star Rail receberá a aguardada atualização 3.3 no dia 21…

    The Dark Ages pela imprensa mundial

    maio 9, 2025

    Spirit of the North 2 já está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox X|S

    maio 9, 2025

    Brasil deve terminar o ano melhor do que estimado por projeções

    maio 9, 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    todas as senhas dos cofres de Silent Hill 2 Remake

    outubro 7, 202425 Visualizações

    Soul Reaver 1 & 2 Remastered – Lost Levels and other bonus materials detailed – PlayStation.Blog

    dezembro 4, 202423 Visualizações

    VÍDEO: conheça mais a fundo dois lançamentos 'diferentões' que chegam ao Brasil em breve

    outubro 2, 202420 Visualizações
    Nossas escolhas

    Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%

    maio 9, 2025

    Vale vai destinar R$ 30 milhões a projetos culturais em todo o país

    maio 9, 2025

    Famílias criam “tribunal popular” para julgar Crimes de Maio

    maio 9, 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Notícias
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por rsnews.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.