
Indiana Jones and the Great Circle, novo título da MachineGames em parceria com a Lucasfilm Games, será lançado em 17 de abril no PlayStation 5, PlayStation 5 Pro, Xbox Series X|S e PC. Poucos dias antes da estreia, análises comparativas, como as do ElAnalistadeBits mostram como o desempenho gráfico do jogo varia entre os consoles.
As comparações mostram, especialmente, os ganhos visuais no PS5 Pro, onde o jogo roda com resolução 4K nativa e melhorias em iluminação global, oclusão de ambiente e sombras de contato.
PS5 Pro tem imagem mais estável e refinamentos gráficos
Vendo as comparações, fica claro que a versão de PlayStation 5 Pro apresenta o jogo com uma resolução constante de 2160p (4K) e performance estável a 60 fps, mesmo com ray tracing ativado.
Além disso, a nova versão do console implementa ajustes visuais em Iluminação Global, Oclusão de Ambiente e Sombras de Contato, ainda que os ganhos sejam descritos como pontuais, e não revolucionários.

No modelo base do PlayStation 5, o jogo também roda a 60 quadros por segundo, mas utiliza resolução dinâmica, variando geralmente entre 1800p e 1620p, com quedas eventuais para 1440p em cenários mais exigentes. Uma experiência bem próxima do Xbox Series X, como esperado.
Diferenças entre plataformas
O título utiliza Ray-Traced Global Illumination (RTGI) em todas as versões de console, com ajustes específicos dependendo do hardware.
No Xbox Series X, a resolução dinâmica varia entre 1800p e 1620p, com uma média superior à do PS5 tradicional. Já o Xbox Series S roda o jogo em 1080p dinâmico, com flutuações comuns próximas dos 900p, além de cortes visíveis em reflexos, texturas e efeitos de pós-processamento.
Mesmo com essas diferenças, todas as versões consolidadas mantêm os 60 fps constantes com ray tracing ativado, o que chama atenção pelo bom trabalho de otimização da MachineGames.
No caso do PC, os usuários contam com suporte a Path Tracing, que oferece avanços notáveis em reflexos, sombras e iluminação geral, mas exige placas gráficas muito mais poderosas.

Como podemos ver na imagem acima, todas as plataformas (exceto o Series S) tem uma exibição final em 4K (2160p) mas o Series X e PS5 contam com upscaling a partir de uma escala de resolução nativa dinâmica menor, no caso, que fica geralmente em 1800p (não confundir com 1080p).
Ou seja, o jogo está usando alguma tecnologia de reconstrução (que pode ser FSR, TSR, ou qualquer outra compatível) para partir de 1800p para 4K no PS5. No PS5 Pro, isso não é necessário, e o jogo é renderizado em 4K nativo.
No Series S a exibição final é de 1080, FullHD, mas com uma escala de resolução dinâmica que, em momentos, pode deixar a resolução nativa em 900p.
Análise técnica destaca polimento do jogo
Um dos pontos ressaltados no comparativo é o fato de Indiana Jones and the Great Circle utilizar apenas um modo de exibição em todas as plataformas, sempre priorizando os 60 fps.
A versão do PlayStation 5 Pro, nesse cenário, se destaca ainda mais por entregar a melhor nitidez de imagem, especialmente em ambientes internos e noturnos.

Além disso, os aprimoramentos no PS5 Pro também reduzem ligeiramente o clipping visual que aparece em outras versões, como no Xbox Series S, onde esse efeito é mais frequente.
Ainda assim, todas as plataformas demonstram um nível de acabamento técnico elevado, o que inclui texturas estáveis, tempos de carregamento curtos e uma apresentação gráfica condizente com os padrões da atual geração.
Com lançamento agendado para quinta-feira, 17 de abril, Indiana Jones and the Great Circle marca o retorno do personagem em uma nova aventura com elementos de ação, exploração e forte ênfase na narrativa. O jogo, que já estava disponível para Xbox e PC, agora quega também para PS5 e PS5 Pro.
Fontes: ElAnalistaDeBits, ElAnalistaDeBits e ElAnalistaDeBits.