A franquia DOOM sempre foi sinônimo de ação visceral e evolução constante, e o próximo capítulo, DOOM: The Dark Ages, promete elevar ainda mais esse padrão. Com novas mecânicas e mundo expandido, o game traz renovações pontuais e muito interessantes.
Se DOOM (2016) trouxe o frenético “correr e atirar” e DOOM Eternal transformou isso em “pular e atirar”, o novo título chega com uma proposta ousada: “ficar e lutar”. E nesta semana, com a divulgação das prévias, tudo leva a crer que será uma experiência gigante.
O perfil “Shinobi602” no X reuniu os principais detalhes de DOOM: The Dark Ages. E para lhe ajudar a entender como a Bethesda inovará, reunimos todos eles em uma matéria completa. Leia:
Uma história mais densa e cenários góticos
Diferente dos jogos anteriores, onde a narrativa era um pano de fundo para a carnificina, The Dark Ages coloca a história em destaque. Cenas cinematográficas “luxuosamente realizadas” prometem mergulhar os jogadores em um universo sombrio, povoado por personagens de aparência retorcida.
Os cenários refletem essa atmosfera: castelos góticos imponentes pairam sobre campos de batalha, enquanto inimigos empunham uma mistura inusitada de armas medievais e armamentos sci-fi. Os personagens, incluindo o próprio Doomslayer, aparecem adornados com armaduras de placas, reforçando o tom épico e brutal que define DOOM: The Dark Ages.
O escudo como protagonista
No centro dessa revolução no gameplay de DOOM: The Dark Ages está o novo escudo do Doomslayer, uma ferramenta versátil que redefine o combate. Embora as prévias tenham notado que o protagonista se move e desvia por hábito, o escudo incentiva uma abordagem mais estratégica: segure sua posição, bloqueie ou defenda ataques e devolva projéteis ao inimigo.
Nem tudo pode ser bloqueado — ataques vermelhos são impenetráveis, enquanto os verdes são vulneráveis —, mas o escudo vai além da defesa. Com o ataque de “escudo giratório”, é possível acelerar pelo campo de batalha e desferir um golpe esmagador.
Ou, para algo mais brutal, você pode “acelerar” o escudo como uma motosserra e arremessá-lo, quicando entre inimigos menores como uma bola de pinball ou cravando-o em adversários mais fortes para atordoá-los.

O escudo também brilha em confrontos contra inimigos blindados. Após amolecer seus escudos com tiros de superescopeta até ficarem em brasa, arremessar seu escudo pode incendiar grupos inteiros, transformando o campo de batalha em um espetáculo de destruição.
As armas de fogo, por sua vez, perderam os modos de tiro alternativos de Eternal, mas ganharam upgrades que criam sinergias com o escudo em DOOM: The Dark Ages.
Tiros rápidos podem ricochetear em inimigos com o escudo cravado, enquanto balas superaquecidas fazem os alvos explodirem ao serem atingidos pelo arremesso. Tudo isso torna o combate, nas palavras de quem fez as prévias, “seriamente satisfatório”.
Mechs, dragões e batalhas titânicas
A grandiosidade de DOOM: The Dark Ages não para no chão. Os jogadores poderão pilotar os colossais mechs Atlan para enfrentar demônios Titãs em batalhas de tirar o fôlego. Com o gatilho direito, combos devastadores enchem uma barra especial: na metade, um pisão poderoso abre rachaduras no solo, derramando lava que queima os inimigos; cheia, libera um golpe final avassalador.
Esses mechs ainda vêm equipados com metralhadoras do tamanho de hangares de avião, que ganham potência extra ao desviar perfeitamente dos ataques inimigos.
E se pilotar mechs não for épico o suficiente, o Doomslayer também monta dragões cibernéticos equipados com canhões duplos e asas de laser. Sobrevoando cidades em ruínas, ele enfrenta as gigantescas Hell Carriers, aeronaves demoníacas que exigem estratégia: destrua suas defesas, pouse, salte do dragão e lute por hordas até o núcleo de energia para derrubá-las.
Mapas abertos e liberdade tática
Além das sequências dirigidas, DOOM: The Dark Ages oferece níveis amplos e abertos, que podem ser revisitados a qualquer momento. Esses mapas dão liberdade para abordar objetivos na ordem desejada e no ritmo escolhido pelo jogador.
Explorar os cenários em diferentes direções revela armas inéditas, ouro para upgrades, saúde e armadura. Apesar de vastas, essas áreas são “densas com descobertas impressionantes e encontros diversos”, mantendo a adrenalina constante.

Os desafios também variam. Mini-chefes protegidos por uma “barra de moral” exigem que você elimine dezenas de inimigos menores antes de causar dano real, enquanto áreas como cavernas testam o uso do escudo em quebra-cabeças ambientais.
Há ainda zonas de alto risco, como pântanos onde tentáculos gigantes emergem para um golpe fatal instantâneo, garantindo que o ritmo da tensão nunca diminua.
Novas armas e personalização
Entre os destaques do arsenal está a Reaver Chainshot, uma arma que dispara uma bola de canhão carregada ligada a uma corrente retrátil. Descrita como “delirantemente divertida”, ela adiciona um toque de criatividade ao gameplay caótico.
O jogo oferece seis níveis de dificuldade, de Aspiring Slayer a Ultra Nightmare, com opções de ajustes finos como tempo de parry, dano de ataque e velocidade, permitindo que cada jogador molde a experiência ao seu estilo.
Assista às prévias de DOOM: The Dark Ages
JuiceHead
Easy Allies
IGN
GmanLives
Mortismal Gaming
PC Gamer
Eurogamer
DOOM: The Dark Ages será lançado em 15 de maio para PS5, Xbox Series e PC.
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