Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    NotíciasNotícias
    • Início
    • Contato
    • Politica de Privacidade
      • Termos De Uso
    NotíciasNotícias
    Economia

    Pix automático: entenda tudo sobre a nova modalidade de pagamentos que começa a valer dia 16 de junho

    RsnewsPor Rsnewsjunho 1, 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura

    [ad_1]


    O pix automático será apresentado publicamente em um evento no dia 4 de junho. É uma modalidade diferente do pix recorrente. O objetivo é oferecer uma alternativa ao tradicional débito automático. Pix automático: serviço permite o angendamento de despesas periódicas
    O Banco Central anunciou oficialmente o lançamento do pix automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que começa a valer no dia 16 de junho de 2025. A novidade será apresentada publicamente em um evento no dia 4 de junho, em São Paulo, com a presença do presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo.
    A ferramenta foi desenvolvida para facilitar o pagamento de contas recorrentes, como mensalidades escolares, condomínios, serviços por assinatura, planos de saúde e contas de consumo. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o uso do pix, oferecendo uma alternativa ao tradicional débito automático, com maior alcance e menos burocracia.
    Diferença do pix automático para o pix recorrente
    Apesar de ambos permitirem pagamentos programados, o pix automático é diferente do pix recorrente. Esta é uma função já oferecida por algumas instituições, onde o próprio usuário programa transferências com valor fixo e datas definidas, autorizando previamente cada agendamento.
    Pix automático começa a vale a partir de 16 de junho
    Patrício Reis/g1 Tocantins
    Já o pix automático permite que uma empresa envie uma solicitação de autorização ao cliente, que aceita o débito automático para pagamentos variáveis ou com frequência flexível.
    Ele se aproxima do modelo tradicional de débito automático, mas dispensa a necessidade de convênios específicos entre empresas e bancos, o que deve facilitar a adesão de negócios menores.
    Como vai funcionar o pix automático
    Para os pagadores
    O funcionamento é simples: o usuário receberá uma solicitação de autorização para pagamentos recorrentes por parte da empresa contratada. Se concordar, a autorização será feita diretamente no aplicativo da instituição financeira em que possui conta.
    A partir daí, os débitos serão feitos automaticamente nas datas combinadas, sem necessidade de confirmação a cada transação. O consumidor poderá cancelar ou editar a autorização a qualquer momento.
    Para as empresas
    Empresas de todos os portes poderão usar o pix automático para receber pagamentos periódicos. Elas deverão enviar propostas de adesão aos seus clientes. Assim, o recebimento automático dos valores está garantido.
    A expectativa do Banco Central é que a nova funcionalidade reduza a inadimplência e ajude na previsibilidade do fluxo de caixa das empresas.
    Para instituições financeiras
    Bancos e instituições de pagamento deverão oferecer a funcionalidade do pix automático em suas plataformas. O Banco Central organizou uma fase de testes que começou em fevereiro e termina no dia 6 de junho.
    O objetivo é garantir a operação de diferentes sistemas, trocando informações de forma eficiente e segura, antes de sua liberação ao público.
    Veja perguntas e respostas sobre o pix automático
    O pix automático será seguro?
    O pix automático mantém os mesmos padrões do sistema de pix tradicional, incluindo criptografia, autenticação e rastreabilidade das transações. Além disso, os débitos automáticos só ocorrerão após autorização expressa do pagador, que poderá cancelar a autorização a qualquer momento.
    Há cobrança de taxas para utilizar o pix automático?
    Para pessoas físicas, o pix automático será gratuito. Já para empresas que receberem pagamentos por meio dessa funcionalidade, poderá haver cobrança de tarifas, conforme política da instituição financeira recebedora.
    Quem pode utilizar o pix automático?
    Modalidade de pagamento está disponível para pessoas físicas como pagadores e para pessoas jurídicas como recebedoras. Empresas que realizam cobranças periódicas, como escolas, academias, prestadoras de serviços e fornecedores de assinaturas, podem se beneficiar do pix automático.
    Como configurar o pix automático?
    O processo de configuração envolve os seguintes passos:
    A empresa envia uma solicitação de autorização para o cliente;
    O cliente recebe a solicitação em seu aplicativo bancário e autoriza o pix automático.
    Após a autorização, os pagamentos serão realizados automaticamente nas datas programadas.
    É possível cancelar o pix automático?
    Sim. O pagador pode cancelar a autorização a qualquer momento por meio do aplicativo de sua instituição financeira. Após o cancelamento, o pix automático será interrompido.
    O pix automático utiliza chaves pix?
    O pix automático não depende do uso de chaves pix; as transações podem ser realizadas utilizando os dados bancários tradicionais do recebedor, como número da conta e agência.

    [ad_2]

    Postagem Original

    Rsnews
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Governo libera a partir de hoje R$ 6 bilhões do FGTS do saque-aniversário | Economia

    junho 17, 2025

    O que o empreendedor precisa fazer para sua empresa crescer? Franciny Ehlke dá dicas

    junho 17, 2025

    Educação Financeira #315: o que o empreendedor precisa fazer para sua empresa crescer? Franciny Ehlke dá dicas

    junho 17, 2025

    EUA e Reino Unido avançam em acordo comercial; importação de aço continua sem solução

    junho 17, 2025

    BRF abate 74 mil galinhas de forma preventiva para evitar risco de gripe aviária, em Goiás | Goiás

    junho 16, 2025

    Pela 2ª vez em Presidente Prudente, Feicorte começa nesta terça-feira e projeta público de mais de 8 mil pessoas; veja programação completa | Presidente Prudente e Região

    junho 16, 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Notícias
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por rsnews.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.