A Sony segue trabalhando para se destacar na corrida pela integração da IA em videogames. O próximo passo da fabricante seria referente à criação de conteúdo, permitindo que streamers e devs acessem uma experiência ainda mais personalizada.
O mais recente registro de patente da Sony detalha uma tecnologia capaz de converter comandos de voz em modelos 3D. Com isso, usuários poderiam fabricar objetos de fundo editados para serem inseridos em um cenário.
Como funciona a conversão na patente da Sony?
Basicamente, o jogador fornece uma entrada de voz, que é processada via IA e convertida em texto para gerar um modelo 2D correspondente. Em seguida, a imagem adquire formato tridimensional através de algoritmo.
A partir desse momento, a patente da Sony permite modificar o ativo usando exemplos da própria ferramenta ou comandos de voz. Assim, o usuário que estiver registrado na conta poderá incorporar o modelo 3D ao seu mundo virtual.
Vale lembrar que isso corresponde apenas a um registro. Assim, há uma intenção da Sony em aprimorar suas técnicas de IA, mas não fica claro se algum dia elas de fato chegarão aos criadores de conteúdo ou jogadores no geral.
Com o interesse por inteligência artificial cada vez maior e um aumento no uso em videogames estimado em 27% entre 2020 a 2027, tudo indica que mais companhias buscarão suporte nessas ferramentas.