[ad_1]

Um usuário do Bilibili, plataforma chinesa de vídeos e streaming, veiculou uma gravação mostrando como substituir o gel condutivo de alto desempenho usado em algumas GPUs modernas. A nova solução térmica utilizada na RX 9070 XT da Gigabyte reduziu a temperatura da VRAM consideravelmente.
O gel térmico foi adotado pela Gigabyte nos modelos mais recentes de placas de vídeo para jogos, e é fruto de polêmicas — principalmente entre os usuários que usam a placa de vídeo na vertical, que relataram vazamentos.
A ideia por trás da modificação efetuada foi trocar esse material de consistência pastosa por almofadas térmicas (thermal pads) Gilson HD800 e HD1200.
A versão HD800 tem condutividade térmica de 8 W/mK — um desempenho satisfatório, embora não seja o melhor do mercado. Clique aqui para assistir ao vídeo diretamente no Bilibili.

Leia mais
Troca de gel térmico em placas de vídeo Gigabyte apresenta resultados positivos
No chip Navi 48 foi aplicada uma almofada térmica de mudança de fase, enquanto os demais componentes — como memórias GDDR6, indutores e MOSFETs — receberam thermal pads comuns.
A espessura correta é fundamental nessa etapa para preservar a eficiência do resfriamento — diferenças mínimas, se calculadas incorretamente, podem afetar o desempenho negativamente.
O indivíduo detalhou as medidas exatas utilizadas: as memórias GDDR6 receberam almofadas de 1,25 mm, enquanto os indutores foram equipados com modelos de 1,5 mm.
No entanto, alertou que cada marca tem características próprias de flexibilidade e pressão de instalação, e as medidas citadas referem-se especificamente ao material utilizado no vídeo.

Temperaturas da RX 9070 XT da Gigabyte após a instalação de almofadas térmicas
Sem modificações e com tudo de fábrica, a GPU da AMD, uma Aorus Radeon RX 9070 XT Elite, trabalhava com as ventoinhas em 42%, registrando 56 °C no núcleo, 88 °C no hot spot e 85 °C nas memórias — é um resultado aceitável, mas existem margens para melhorias.
Ao remover o gel térmico com álcool isopropílico e um pano, seguido da limpeza dos resíduos com uma espátula plástica, os resultados foram mais animadores com as almofadas térmicas corretamente instaladas.
Com os incrementos, a placa de vídeo da AMD passou a trabalhar com as ventoinhas em 40%, apresentando 53 °C no núcleo, 87 °C no hot spot e 78 °C nas memórias — sendo possível deixar esse resultado ainda melhor com uma rotação mais intensa.
O ganho foi significativo, principalmente ao considerar as temperaturas dos chips de memória, que frequentemente sofrem com resfriamento insuficiente.

Por sua vez, a Gigabyte recomenda que os afetados pelos vazamentos entrem em contato diretamente com os representantes oficiais, não sendo aconselhado violar os termos da garantia em modificações como as descritas nesta matéria
De toda forma, o exemplo compartilhado na plataforma chinesa serve como uma prova de como existem outras alternativas mais eficientes e que não sofrem dos mesmos problemas encontrados pelo gel térmico.
Também é uma boa notícia para aqueles que adquirirem placas com esse material pastoso e, futuramente, se encontrarem em um período sem os benefícios da garantia. Um profissional experiente é capaz de replicar as etapas descritas sem grandes riscos ou problemas.
Para aqueles que estão preocupados com suas recentes aquisições de placas de vídeo da Gigabyte, a companhia assegurou que somente os lotes iniciais têm problemas de vazamento — e, mesmo se eventualmente acontecer algum incidente, é um procedimento coberto pela garantia.
E aí? O que achou desta informação? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Adrenaline!
Fonte: tomshardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
[ad_2]
Postagem Original