O Google apresentou o Veo 3, nova ferramenta de geração de vídeos com inteligência artificial, capaz de criar cenas extremamente realistas. Em um dos testes mais impressionantes, a IA gerou um clipe de Fortnite praticamente indistinguível de uma partida verdadeira.
A demonstração foi compartilhada pelo usuário Matt Schumer, que usou um comando simples. Mesmo sem mencionar diretamente o nome do jogo, a IA identificou o contexto e criou uma vitória no Fortnite usando apenas a picareta.
For those asking for the prompt: https://t.co/kn2Lf4Kv6g
— Matt Shumer (@mattshumer_) May 21, 2025
O prompt: “Streamer conseguindo uma vitória real apenas com sua picareta” Isso funciona porque “vitória royale” e “somente picareta” são claramente Fortnite (o modelo sabe o que quero dizer), mesmo que o prompt nunca mencione explicitamente o jogo (ignorando os filtros).
A reprodução traz até a estética de transmissões online, com uma facecam posicionada sobre uma tela que simula a imagem de um monitor. Ainda que esse detalhe soe estranho, o resto do vídeo é fiel ao estilo visual do battle royale da Epic Games.
You can even get pure gameplay “footage” from the model… pic.twitter.com/2IzxFVwUhw
— Matt Shumer (@mattshumer_) May 21, 2025
O caso levanta preocupações sobre o uso de material protegido por direitos autorais no treinamento da IA. Mesmo com filtros para evitar termos protegidos, como “Fortnite”, palavras associadas ao jogo foram suficientes para contornar essas barreiras.
A Epic ainda não se pronunciou sobre o vídeo, mas a capacidade do Veo 3 de replicar IPs populares pode gerar debates legais. Empresas que adotam IA rapidamente podem ter que lidar, agora, com a ameaça de ver suas marcas clonadas por ferramentas cada vez mais precisas.
Sindicato de dubladores critica Epic Games pela IA de Darth Vader no Fortnite
O uso de inteligência artificial e Fortnite tem sido assunto quentíssimo essa semana. Com a chegada do Darth Vader IA promovido pela Epic Games, o sindicato de dublador fechou o cerco e cobrou explicações. Veja aqui!