
Lançado oficialmente no dia 10 de junho, MindsEye tem se provado um dos jogos mais problemáticos de 2025 até agora. A situação do jogo é especialmente ruim no PC, onde mesmo uma poderosa RTX 5090 se mostra incapaz de atingir 60 quadros por segundo consistentes.
Um vídeo publicado no canal Compusemble revela que um dos principais problemas do game é seu consumo excessivo em VRAM. Rodando na resolução 4K, ele consome até 19 GB de recursos, apesar de não entregar a qualidade visual que justifique esse tipo de exigência.
Enquanto diminuir a qualidade visual de MindsEye aumenta seu desempenho, isso não acaba com os problemas do jogo. Segundo o Tom’s Hardware, uma RTX 9070XT combinada a uma CPU 9800X3D é capaz de rodar o título a 84 FPS em suas configurações mínimas — no então, seu 1% varia entre 16 a 21 FPS.
Criadores de MindsEye prometem melhorias
O próprio estúdio Build a Rocket Boy reconheceu que MindsEye estreou de forma problemática e prometeu melhorias. A empresa afirma que vai lançar ainda esta semana um hotfix para a versão PC que deve trazer “melhorias iniciais para desempenho de CPU e GPU”, bem como otimizações no consumo de memória.

O game também vai reduzir a dificuldade do minigame CPR, uma nova configuração de profundidade de campo e consertos para as tarefas MineHunter e Run Dungeon. Para completar, o estúdio vai adicionar avisos alertando sobre hardwares que podem trazer conflitos que resultam em crashes.
Ao menos a princípio, essas melhorias vão se centrar na versão PC de MindsEye. Quem comprou o jogo no PlayStation 5 ou Xbox Series X|S também deve ganhar updates, mas eles vão demorar um pouco mais graças a questões como o tempo necessário para autenticar atualizações.
Publicadora do game não acredita em teorias da conspiração
Junto ao lançamento de MindsEye, voltaram a ganhar destaque algumas declarações feitas por Mark Gerhard, co-CEO da Build a Rocket Boy. Após a divulgação das primeiras prévias do jogo, ele afirmou no Discord que as opiniões negativas eram fruto de uma “campanha de difamação” que envolvia influencers sendo pagos.

Hakan Abrak, da publicadora IO Interactive, discorda dessa opinião. À IGN, ele afirmou que MindsEye é “capaz de falar por si mesmo”, e cabe ao público decidir sua própria impressão sobre a aventura. Ao menos se depender dos reviews publicados no Steam, o consenso atual não é muito positivo.
A Build a Rocket Boy afirma que o lançamento do game de ação é somente o começo de sua jornada. Além de continuar trabalhando em melhorias de desempenho, a empresa também promete a adição de novas narrativas, bem como uma ampliação dos recursos de criação do modo Build.MindsEye.
Fonte: Tom’s Hardware, Eurogamer, PC Gamer

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