
A crescente pressão das autoridades dos EUA e bloqueios na venda de chips da NVIDIA para a China têm criado uma grande oportunidade para a Huawei prosperar no mercado local. No entanto, existem rumores de que não é bem isso que vem acontecendo.
O site The Information relata que, enquanto a Huawei consegue vender seus aceleradores Ascend 910C para entidades estatais chinesas, as big techs como ByteDance (dona do TikTok), Alibaba e Tencent parecem menos interessadas. Nenhuma dessas empresas teria comprado grande volume das GPUs até o momento.
As informações não são oficiais e devem ser tratadas assim. A principal especulação dos motivos para isso envolve o ecossistema CUDA da NVIDIA e a menor credibilidade das soluções da Huawei, mesmo em sua terra natal.
Depois de anos investindo na criação de infraestrutura para CUDA, a maioria das big techs da China não estaria muito incentivada em gastar mais para mudar para o sistema CANN, da Huawei. Além disso, a tecnologia da empresa chinesa seria considerada menos completa do que a mundialmente famosa arquitetura CUDA.

Além disso, percebendo a aproximação de cada vez mais sanções dos EUA para a venda de chips NVIDIA, muitas empresas teriam preparado estoques das GPUs, fazendo com que não precisem comprar novas tão cdeo.
Huawei teria problemas próprios atrapalhando a venda de seus chips
Fora a concorrência com a NVIDIA, a Huawei enfrenta problemas próprios para vender Ascend na China, segundo o The Information.
Para começar, muitas das big techs chinesas enxergam sua conterrânea como uma concorrente em outras áreas, o que as deixaria desconfortáveis em investir na empresa para GPUs.

Além disso, os Ascend 910C teriam problemas de superaquecimento em alguns casos. Aparentemente não é um problema generalizado, mas afeta a credibilidade dos produtos.
DeepSeek pode fazer a diferença
Falando em credibilidade, atualmente a DeepSeek é considerada uma das principais empresas de tecnologia da China, depois de abalar o mercado mundial com seu modelo R1 para IA generativa.
Leia mais:
A empresa já elogiou os chips da Huawei anteriormente, e pode acabar sendo a “salvadora” de sua conterrânea se decidir apostar completamente em seus aceleradores. Não apenas pelas encomendas próprias, mas pelo efeito que isso causaria no incentivo de desenvolvimento para seu ecossistema.
No momento, entretanto, não temos ainda informações de que isso possa acontecer tão cedo.
Via: WCCFTech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.