Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    NotíciasNotícias
    • Início
    • Contato
    • Politica de Privacidade
      • Termos De Uso
    NotíciasNotícias
    Economia

    Justiça dos EUA decide manter tarifas de Trump em vigor enquanto recursos são analisados

    RsnewsPor Rsnewsjunho 11, 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura

    [ad_1]


    Decisão vale para as tarifas do ‘Dia da Libertação’ — sobre importações de mais de 180 países — e para um conjunto de taxas direcionadas especificamente ao Canadá, China e México. Trump sofreu derrota após tribunal bloquear tarifaço anunciado no começo de abril
    Carlos Barria/Reuters
    A Justiça dos Estados Unidos permitiu nesta terça-feira (10) que as tarifas mais amplas impostas pelo presidente Donald Trump permaneçam em vigor. A medida vale enquanto a Corte analisa uma decisão de instância inferior que bloqueou essas taxas.
    Na prática, o Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito Federal, em Washington, autoriza Trump a manter em vigor as tarifas do “Dia da Libertação” — sobre importações de mais de 180 países — e outro conjunto de taxas direcionadas especificamente ao Canadá, China e México.
    O tribunal de apelações ainda não decidiu se as tarifas são permitidas sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), usada por Trump para justificá-las, mas autorizou que as tarifas permaneçam em vigor enquanto o processo de apelação segue em andamento.
    O vaivém das tarifas — utilizadas por Trump como ferramenta de negociação com parceiros comerciais — têm causado instabilidade nos mercados e dificultado o planejamento de empresas de todos os tamanhos, especialmente em relação à cadeia de suprimentos, produção, pessoal e preços.
    A decisão desta terça-feira não afeta outras tarifas específicas, como as taxas sobre importações de aço e alumínio.
    LEIA TAMBÉM
    Justiça dos Estados Unidos bloqueia tarifaço de Trump
    Tribunal dos EUA aceita recurso de Trump e restabelece tarifaço
    Tarifaço de Trump bloqueado: quais são as alternativas para o presidente dos EUA?
    Justiça dos EUA restabelece ‘tarifaço’ de Donald Trump
    Idas e vindas das tarifas
    Um painel de três juízes do Tribunal de Comércio Internacional dos EUA decidiu, em 28 de maio, que a Constituição dos EUA concede ao Congresso, e não ao presidente, o poder de impor impostos e tarifas.
    Assim, considerou que o presidente ultrapassou sua autoridade ao invocar a IEEPA, uma lei criada para lidar com ameaças “incomuns e extraordinárias” durante emergências nacionais.
    O governo Trump recorreu rapidamente, e o Circuito Federal em Washington suspendeu no dia seguinte a decisão do tribunal inferior, enquanto considerava a possibilidade de impor uma pausa mais duradoura.
    A decisão foi proferida em duas ações judiciais:
    uma movida pelo Liberty Justice Center, organização apartidária, em nome de cinco pequenas empresas americanas que importam produtos de países alvo das tarifas;
    e outra por 12 estados norte-americanos.
    Trump alegou ter autoridade ampla para impor tarifas com base na IEEPA. A lei de 1977 tem sido historicamente usada para impor sanções a inimigos dos EUA ou congelar seus bens. Trump é o primeiro presidente dos EUA a usá-la para impor tarifas.
    Segundo Trump, as tarifas impostas em fevereiro ao Canadá, China e México visavam combater o tráfico ilegal de fentanil nas fronteiras dos EUA – alegação negada pelos três países – e as tarifas generalizadas sobre todos os parceiros comerciais dos EUA, impostas em abril, seriam uma resposta ao déficit comercial dos EUA.
    Os estados e as pequenas empresas argumentaram que as tarifas não eram uma forma legal ou apropriada de lidar com essas questões, e as pequenas empresas alegaram que o fato de os EUA comprarem mais produtos do que exportam há décadas não configura uma emergência que justificaria a aplicação da IEEPA.
    Pelo menos outros cinco processos judiciais contestam as tarifas justificadas sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência, incluindo ações de outras pequenas empresas e do estado da Califórnia.
    Um desses processos, em um tribunal federal em Washington, também resultou em uma decisão inicial contra as tarifas, e nenhum tribunal, até agora, apoiou a autoridade ilimitada para impor tarifas emergenciais que Trump reivindica.

    [ad_2]

    Postagem Original

    Rsnews
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Governo libera a partir de hoje R$ 6 bilhões do FGTS do saque-aniversário | Economia

    junho 17, 2025

    O que o empreendedor precisa fazer para sua empresa crescer? Franciny Ehlke dá dicas

    junho 17, 2025

    Educação Financeira #315: o que o empreendedor precisa fazer para sua empresa crescer? Franciny Ehlke dá dicas

    junho 17, 2025

    EUA e Reino Unido avançam em acordo comercial; importação de aço continua sem solução

    junho 17, 2025

    BRF abate 74 mil galinhas de forma preventiva para evitar risco de gripe aviária, em Goiás | Goiás

    junho 16, 2025

    Pela 2ª vez em Presidente Prudente, Feicorte começa nesta terça-feira e projeta público de mais de 8 mil pessoas; veja programação completa | Presidente Prudente e Região

    junho 16, 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Notícias
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por rsnews.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.