
A NVIDIA disponibilizou suporte para taxa de amostragem 4:2:2 no Adobe Premiere Pro e Media Encoder nas GPUs NVIDIA Blackwell para desktop e laptop. O suporte ao padrão 4:2:2 representa um grande avanço para editores de vídeo profissionais.
Câmeras comuns são limitadas à taxa 4:2:0, capturando uma quantidade limitada de informações de cor. O padrão 4:2:0 é aceitável para reprodução de vídeo em navegadores, mas editores de vídeo profissionais geralmente contam com câmeras que capturam maior profundidade de cor em taxa 4:2:2.
A atualização do Adobe Premiere Pro com a adição do suporte a 4:2:2 significa que os dados de vídeo agora podem fornecer o dobro de informações de cor com apenas um aumento de 1,3x no tamanho do arquivo bruto.
Notícias Relacionadas:
Principais Benefícios

O formato de vídeo em taxa de amostragem 10-bit 4:2:2 mantém mais informações de cor do que o 8-bit 4:2:0, resultando em representação de cores mais fiel e melhor desempenho na gradação de cores. Além disso, a adição de mais dados de cor permite maior controle na correção e gradação de cores, garantindo ajustes mais refinados.
Uma taxa de amostragem de 4:2:2 também melhora a extração de elementos em chroma key, garantindo bordas mais limpas em objetos pequenos, como cabelos e detalhes sutis.
Quando comparada à 4:4:4, a 4:2:2 oferece tamanhos de arquivos menores, sem comprometer significativamente a qualidade da imagem, proporcionando equilíbrio entre qualidade e armazenamento.

As taxas de amostragem 4:2:2 serão suportadas pela linha completa da NVIDIA GeForce RTX 50 para desktops e notebooks. As RTX 50 poderão decodificar até seis fontes de vídeo 4K de 60 quadros por segundo em um PC de estúdio habilitado para RTX 5090.
Os modelos compatíveis com Windows 11 contarão com aceleração de decodificação via GPU nos formatos HEVC e H.265 10-bit 4:2:2, garantindo reprodução fluida e sem travamentos. Isso também reduz a carga sobre o processador, liberando recursos para fluxos de trabalho criativos.
Por fim, a 9ª geração do NVENC (NVIDIA Video Encoder) promete um aumento de 8% na eficiência de codificação BD-BR.

A Adobe está oferecendo uma série de recursos avançados de IA e, para demonstrar o ganho que a série Blackwell oferece, a NVIDIA realizou testes e disponibilizou alguns dos resultados para os usuários perceberem os benefícios.
Por exemplo, o Adobe Media Intelligence, disponível no Premiere Pro (beta) e no After Effects (beta), usa IA para analisar filmagens e aplicar tags semânticas aos clipes. O recurso permite que os usuários encontrem filmagens específicas de forma mais fácil e rápida.

A NVIDIA conseguiu fazer o Media Intelligence rodar 30% mais rápido na GPU para laptop GeForce RTX 5090 em comparação com a GPU para laptop GeForce RTX 4090.
Outro recurso, o Enhance Speech no Premiere Pro (beta) melhora a qualidade da fala gravada ao filtrar ruídos indesejados. E a NVIDIA conseguiu fazer ele rodar 7x mais rápido nas GPUs para laptop GeForce RTX 5090 em comparação com o MacBook Pro M4 Max.
Créditos: NVIDIA.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.