
Cinco anos após a Epic Games iniciar uma grande disputa contra a Apple nos tribunais, ela já pode se considerar como a grande vencedora. Após alguns atrasos e falta de comunicação, Fortnite voltou a ser disponibilizado oficialmente na App Store, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.
O jogo não somente pode voltar a ser baixado na loja oficial para iPhone e iPad, como também conta com um método de pagamento alternativo àquele fornecido pela Apple. Segundo Tim Sweeney, CEO da Epic Games, na Europa o título continuará disponível no catálogo da Epic Games Store e na AltStore.
Isso só foi possível porque as duas companhias assinaram um acordo em que afirmam que finalmente resolveram as disputas que ainda estavam abertas entre elas. A criadora de Fortnite chegou a apelar aos tribunais para garantir o retorno do jogo após ter algumas de suas submissões de arquivos ignoradas e bloqueadas.
Entenda a briga que deixou Fortnite de fora da App Store
A briga entre as companhias começou em 2020, quando uma atualização de Fortnite para a App Store trouxe a opção de comprar V-Bucks por meios alternativos aos oferecidos pela Apple. Isso fez com que a empresa retirasse o jogo de seu catálogo e revogasse a licença que havia concedido à desenvolvedora responsável por ele.

Isso deu munição para a Epic Games iniciar um processo no qual afirmava que as taxas de 30% cobradas pela loja são abusivas e a Apple usa de seu poder financeiro e monopólio para prejudicar desenvolvedores. Após vários episódios nos tribunais, uma juíza na Califórnia determinou que a companhia deveria permitir que desenvolvedores usassem métodos de pagamento alternativos.
Apesar de ter atendido a essas ordens, a empresa continuou cobrando taxas de 27% sobre transações externas e trabalhando com avisos que assustavam consumidores. Essas decisões foram consideradas abusivas e, no começo de 2025, a empresa teve que parar de cobrar essa porcentagem e permitir que desenvolvedores tivessem mais liberdade sobre como anunciam meios de compra alternativos.
E no Brasil?

Apesar de a volta de Fortnite ao iOS ser considerada como uma grande vitória para a Epic Games, ela aconteceu de maneira incompleta. Enquanto os Estados Unidos e a Europa são mercados importantes para a empresa, ela deve continuar trabalhando para garantir a disponibilidade oficial do título em outras regiões — incluindo o Brasil, no qual ele ainda não retornou à App Store.
O movimento é importante para a empresa, pois permite que ela tenha acesso a uma das plataformas mobile mais populares do planeta. Além disso, o iOS tem a vantagem de atrair um público mais disposto a investir na compra de microtransações e conteúdos adicionais do que aquele que adotou o Android.
Fonte: Eurogamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.