Nunca antes na história dos games de futebol da EA Sports houve um foco tão grande na parte tática do jogo. EA Sports FC 25 chega com uma inovação grande neste aspecto – o FC IQ.
E, depois de alguns dias jogando por muitas horas, é possível afirmar: ele realmente é tudo aquilo que os desenvolvedores estavam prometendo. Tem um único defeito, que é o fato de a liberdade para “cozinhar” não ser das maiores, mas ainda assim, é uma adição extremamente importante e revolucionária para a saga.
Até por isso, muita gente está sofrendo com o aspecto tático do jogo nestes dias de acesso antecipado. Para você que está nesta situação, ou que vai entrar no game apenas na sexta-feira (25), quando a versão padrão será lançada, o MeuPlayStation fez um pequeno guia com algumas dicas.
Formações
O primeiro ponto que você precisa definir é sua formação. Assim que abrir o menu de Gerenciamento do Time, você verá a tela abaixo:
Neste menu, você pode selecionar a sua tática padrão, importar alguma tática que viu de um criador de conteúdo ou pro (uma baita novidade, basta inserir o código que for passado por ele) e também criar diversas outras táticas, que poderão ser acessíveis in-game usando as setinhas do controle.
Com a bola e sem a bola
Agora, sim, a coisa fica realmente bacana. Ao entrar na tática, você pode escolher uma predefinição tática – seja das sugeridas pela EA, seja pelos estilos do seu treinador. Por exemplo, se você usar Carlo Ancelotti, poderá emular suas táticas do Real Madrid de foram super simples.
Ou então, pode realmente criar, no menu do lado esquerdo, que tem o esquema em si, o estilo de armação (contra-ataque, passes curtos e coisas do tipo) e a abordagem defensiva (equilibrada, recuada ou pressão). Uma novidade é que ali embaixo da escalação você pode ver quais são os pontos positivos e os de atenção da sua tática.
Além disso, note que na parte superior há uma informação “Sem a bola”, que indica que a formação que você está vendo indica como os jogadores se posicionarão em campo quando estiverem sem a posse. Basta dar um tapa no analógico direito para a direita para ver como serão as posições com a Bola. Uma bela melhoria para EA Sports FC 25.
Funções
Aqui temos a transição perfeita para explicar as funções dos atletas. Cada jogador terá não só uma posição preferida, como também uma função onde atua melhor. Esses sinais de “+” são o que indicam isso. Se não tiver um símbolo, seu jogador vai atuar padrãozinho. Se tiver um “+”, tem um leve boost. Com “++”, ele é especialista naquela função e vai render mais. E, acredite, isso é muito importante.
Aqui vai a melhor dica: quando definir a formação que quer usar, procure no Futbin ou FUTGG jogadores que se encaixem nas posições e funções desejadas. As variações são enormes, com as possibilidades sendo quase infinitas. Você pode, por exemplo, montar um time com laterais invertidos, para jogarem mais pelo meio, ou então com alas, que se mandam pelas pontas, ou só laterais mesmo, mais na contenção.
Qual a melhor tática do EA Sports FC 25?
A resposta é simples: não existe uma só escolha. Você precisa montar o que achar mais interessante, de acordo com os tópicos anteriores. Você só vai aprender e entender, de fato, mexendo. Testando. Se irritando e se divertindo. E pode ter certeza: quando encontrar aquela tática, você vai saber e sentir aquela sensação gostosa de recompensa.