Quando a Sandfall Interactive revelou Clair Obscur: Expedition 33, o estúdio não escondeu de ninguém suas influências: os clássicos Final Fantasy e a série Persona, da Atlus, estavam entre as principais inspirações para criar seu primeiro jogo. Mas nem nos melhores sonhos o time poderia imaginar um começo tão avassalador.
Segundo dados do SteamDB, Expedition 33 já bateu a marca de 87 mil jogadores simultâneos no Steam — e o número ainda está crescendo, já que o final de semana mal começou. Para um estúdio novato, com uma IP completamente nova e num gênero que muitos consideravam saturado, isso é simplesmente colossal.
Pra colocar em perspectiva: Clair Obscur já ultrapassou o pico de jogadores simultâneos de qualquer jogo da Atlus no Steam. Isso inclui Persona 3 Reload (45 mil jogadores) e até Metaphor: ReFantazio, que teve pico de 85.961 — e é uma nova IP da própria Atlus, com toda a força de marketing que isso envolve.
Clair Obscur já vendeu mais de 500 mil cópias
E o sucesso não para por aí: mesmo lançando no mesmo dia que o Oblivion Remastered — um dos stealth drops mais falados dos últimos tempos — e ainda chegando no Game Pass no dia 1, Clair Obscur conseguiu vender mais de 500 mil cópias em apenas 24 horas. Um feito digno de veteranos da indústria.
É uma vitória impressionante para a Sandfall Interactive, que já começa sua trajetória não apenas homenageando os gigantes que a inspiraram, mas mostrando que também pode jogar no mesmo campo — e vencer. O futuro do estúdio, e de Clair Obscur, promete ser brilhante.