A Cyan Worlds, conhecida pelos clássicos Myst e Riven, anunciou a demissão de 50% de sua equipe. Em comunicado publicado nas redes sociais, o estúdio citou as condições desafiadoras na indústria de games em 2025.
Em comunicado, o estúdio afirmou que a decisão visa garantir a sustentabilidade a longo prazo, mas assegurou que o desenvolvimento de Firmament para o PlayStation VR2 segue intacto, bem como todos os prazos e conteúdos prometidos pelo financiamento.
Por agora, nossa prioridade número um é garantir a segurança financeira para o próximo projeto e estabilizar o estúdio. Nós estamos no cenário há bastante tempo e já passamos por momentos difíceis em outras oportunidades.
Nosso mais sincero desejo é continuar ativo e promover os tipos de experiências que apenas a Cyan é capaz de oferecer.
A onda de cortes reflete um cenário difícil para estúdios independentes, com custos crescentes e mercado competitivo. A empresa confirmou que seis dos 12 colaboradores não estarão mais na desenvolvedora a partir do final de março.
Enquanto isso, Firmament segue planejado para o PS VR2. O título ficará disponível no headset do PS5 ainda neste ano, com data a ser confirmada.
Saiba mais sobre Firmament
Leia abaixo a descrição do game, de acordo com sua página oficial na Steam:
Firmament é um novo jogo de quebra-cabeça e aventura do lendário estúdio por trás dos jogos mais vendidos Myst e Riven.
Com uma narrativa profundas e criação de mundo, descubra a história por trás deste mundo aparentemente abandonado enquanto explora e desvenda os mistérios de 3 Reinos exclusivos.
O que você acha dessa situação passada pela Cyan? Ainda acredita que Firmament chega neste ano ao PS VR2? Comente!