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    Lar»Pc game»Epic promete fim dos stutters na Unreal Engine 5, mas resultados vão demorar
    Pc game

    Epic promete fim dos stutters na Unreal Engine 5, mas resultados vão demorar

    RsnewsPor Rsnewsjunho 17, 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura0 Visualizações
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    Epic promete fim dos stutters na Unreal Engine 5, mas resultados vão demorar
    Créditos: Divulgação/Epic Games

    Anunciada recentemente pela Epic Games, a versão 5.6 da Unreal Engine promete facilitar a construção de mundos abertos de alta qualidade rodando a 60 FPS. Segundo a Epic Games, uma de suas principais preocupações é acabar com os stutters que viraram sinônimo do motor gráfico — mas os resultados práticos disso ainda podem demorar.

    Durante a Unreal Fest 2025, realizada na cidade de Orlando, a companhia promoveu diversos painéis voltados a desenvolvedores para que eles trabalhem melhor com a tecnologia. Entre os que tiveram maior popularidade estavam justamente aqueles dedicados a explicar como otimizar o carregamento de shaders e evitar que isso se torne um problema.

    Entre as soluções propostas pela companhia está a técnica conhecida como PSO precaching, que foi introduzida na Unreal Engine 5.2. Ela promete otimizar o carregamento dos diversos shaders usados em jogos modernos, fazendo com que o processo aconteça de forma assíncrona e menos intrusiva sobre o desempenho de games.

    No entanto, a maneira como jogos modernos são feitos faz com que esses avanços demorem a surtir efeito. Um dos exemplos exibidos durante o evento foi Avowed, RPG da Obsidian que chegou às lojas no começo deste ano. Embora tenha saído com a Unreal Engine 5, ele começou a ser construído usando tecnologias mais antigas.

    Avanços da Unreal Engine são travados pela maneira como jogos são feitos

    Em uma apresentação ao público, a Obsidian explicou que começou a fazer Avowed na Unreal Engine 4, antes de decidir fazer o upgrade. Em sua versão final, o título chegou com a versão 5.3.2 do motor gráfico, mesmo em um momento no qual a opção 5.5 já estava disponível.

    Epic promete fim dos stutters na Unreal Engine 5, mas resultados vão demorar
    Foto: Divulgação/Epic Games

    O estúdio explicou que não fez o upgrade para o modelo mais atual por motivos técnicos, de tempo e orçamento. O game foi construído por 140 pessoas — 40 delas contratados externos —, mas somente 15 faziam parte de seu time técnico. Dessas, somente 4 tinham como missão cuidar da programação de gráficos.

    A Obsidian explicou que isso foi determinante para que ela não tivesse como implementar rapidamente cada nova versão da engine. Para complicar a situação, o estúdio decidiu usar o Xbox Series S como base de seu trabalho, e muito de seu tempo e recursos foram dedicados a trabalhar com as restrições do console.

    Avanços vão chegar, mas podem demorar

    A situação de Avowed serve como exemplo do fato de que não basta a Unreal Engine ganhar uma nova versão para que seus benefícios sejam sentidos automaticamente. O PSO precaching, por exemplo, só funciona de forma otimizada caso haja programadores capazes de definir como a compilação de shaders vai ser realizada.

    Epic promete fim dos stutters na Unreal Engine 5, mas resultados vão demorar
    Foto: Divulgação/Epic Games

    Enquanto isso pode ser levado em consideração desde o começo em novos projetos, um game que está em andamento há anos pode não ter tempo ou recursos para se adaptar à nova tecnologia. Ao mesmo tempo, as sessões lotadas do Unreal Fest mostram que a grande maioria deles está interessada em meios de otimizar seus jogos da melhor maneira possível.

    Para exemplificar o potencial da nova geração de sua tecnologia, a Epic Games se uniu à CD Projekt RED para criar uma apresentação técnica de The Witcher 4. Segundo as companhias, enquanto o resultado não representa o jogo finalizado, ele serve como base para a construção de um mundo aberto rico rodando a 60 FPS no PS5.

    Fonte: PC Gamer

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