Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    NotíciasNotícias
    • Início
    • Contato
    • Politica de Privacidade
      • Termos De Uso
    NotíciasNotícias
    Carros

    É #FAKE que Código de Trânsito Brasileiro considere que acidente entre carro e moto seja atropelamento

    RsnewsPor Rsnewsmaio 26, 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura

    [ad_1]


    Alegação falsa voltou a viralizar. Senatran explica ainda que ‘não há qualquer fundamento legal ou técnico para classificar um acidente entre carro e motocicleta como atropelamento’. É #FAKE que acidente entre carro e moto é atropelamento
    Reprodução
    Voltou a circular nas redes sociais uma mensagem afirmando que uma batida entre carro e moto não é colisão, mas, sim, atropelamento. É #FAKE.
    selo fake
    g1
    🛑 O que diz a publicação falsa?
    O conteúdo voltou a circular em dezenas de posts idênticos no Facebook em maio de 2025. O texto contém as expressões:
    “Denatran – esclarecimento importantíssimo. Se você bater em uma moto, ou uma moto bater em seu carro, não será uma simples colisão de trânsito. Você é enquadrado no art. 303, do CTB. São pencas e pencas de TCOs do art. 303, do CTB, que chegam por mês, principalmente envolvendo moto taxistas… esses são os piores, pois vão querer te cobrar os prejuízos da moto e os dias que ficou parado sem ganhar dinheiro. Abalroamento em moto não é colisão. É atropelamento!. Faça boletim de ocorrência!!!” Orientação para quem tem carro! E para amigos de quem tem!!!”.
    ⚠️ Por que o post é fake?
    Embora a recomendação de fazer o boletim de ocorrência e registrar provas seja válida, a alegação de que todo abalroamento (colisão) com moto configura atropelamento é falsa. Em abril de 2023, o Fato ou Fake desmentiu que a lei considera colisão entre moto e carro como atropelamento. Postagens com este teor circulam nas redes sociais pelo menos desde 2012.
    O Fato ou Fake voltou a procurar a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ao contrário do que sugere na primeira linha, a mensagem falsa não tem respaldo da Senatran nem do extinto Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
    A Senatran explica ainda que “não há qualquer fundamento legal ou técnico para classificar um acidente entre carro e motocicleta como atropelamento” e esclarece que esses conceitos estão descritos na norma 10.697 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): atropelamento é o impacto de um veículo contra pessoa ou animal; e colisão é o impacto entre dois veículos, ambos em movimento ou um em movimento e outro parado.
    “Portanto, quando há impacto entre um carro e uma motocicleta, o correto é caracterizar o evento como colisão, não como atropelamento”, diz o órgão.
    📝 O que a Senatran recomenda?
    A Senatran recomenda que, em caso de acidente com possível vítima, o condutor preste socorro imediatamente, acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou Bombeiros e registre um boletim de ocorrência, conforme previsto no Artigo 176 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O não cumprimento dessas obrigações pode ser caracterizado como infração gravíssima e, em alguns casos, como crime.
    O condutor de carro tem a obrigação de tomar providências para garantir assistência à vítima, mesmo que ela recuse atendimento imediato. Caso não consiga prestar socorro diretamente, é necessário acioná-lo por meio das autoridades competentes, sob pena de incorrer no crime previsto no Artigo 304 do CTB. 
    Ao se envolver em uma colisão com moto, mesmo que pareça não haver feridos no local, a recomendação é que o motorista sinalize o local, acione os serviços de emergência, registre o ocorrido e permaneça no local até a chegada da autoridade de trânsito, sempre que possível. Deve-se fazer isso mesmo que não haja feridos aparentes.
    A Senatran explica que o enquadramento do motorista no artigo 303 do CTB ocorre quando o condutor, por imprudência, negligência ou imperícia, causa lesão corporal. Esse enquadramento não é automático: a apuração das circunstâncias é responsabilidade da autoridade policial.
    É #FAKE que acidente entre carro e moto é atropelamento
    Reprodução
    Veja também
    É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
    É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
    VÍDEOS: Fato ou Fake explica
    VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
    Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

    [ad_2]

    Postagem Original

    Rsnews
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Liso, misto ou esportivo? Veja como escolher o pneu certo para moto

    junho 17, 2025

    Carro elétrico pode ser carregado no poste? Especialistas alertam para os perigos dessa prática | Carros

    junho 15, 2025

    Honda Civic, RAM 3500 e GWM Poer: veja lançamentos (fora os SUVs) confirmados na semana

    junho 14, 2025

    Trump diz que pode aumentar tarifas sobre automóveis em breve

    junho 12, 2025

    Ford anuncia Territory repaginado para tentar conter vendas fracas

    junho 12, 2025

    Fiat Pulse Abarth ganha novo visual e mantém motor turbo para bater o Nivus GTS

    junho 11, 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Notícias
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por rsnews.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.