Ao Fato ou Fake, professor de engenharia mecânica explicou que temperatura do motor não tem influência nenhuma nesse ‘rendimento’; veja a explicação em detalhes. É #FAKE que abastecer com motor frio garante mais combustível
Reprodução
Circula nas redes sociais um post viral dizendo que abastecer o carro com o motor frio garante a entrada de uma quantidade maior de combustível. É #FAKE.
g1
✅ Como a checagem chegou ao Fato ou Fake?
Leitores sugeriram por meio do nosso WhatsApp, +55 (21) 97305-9827.
🛑 O que diz a publicação falsa?
Publicado no Instagram em 14 de maio de 2025, o post acumula mais de 89 mil curtidas. O texto diz: “Nem em mil anos eu iria saber disso!! Você sabia que quando você abastece o seu carro com o motor frio você vai ter muito mais gasolina do que quando você abastece com motor quente?”.
A publicação é acompanhada de um vídeo com um homem que mostra dois galões sendo abastecidos por bombas de combustível – um deles tem mais espuma que o outro. O homem afirma: “Nem em mil anos eu iria saber disso. Olha só, esse cara aqui fez um teste. [Para ver a diferença que há] Quando as pessoas abastecem o carro com o motor quente e com o motor frio. [O galão que está para] Este lado aqui é com o motor quente, e do outro lado aqui é com o motor frio”.
E conclui: “Ou seja, se você abastecer o seu carro no período da noite, quando o carro já está frio, você vai ter um abastecimento igual a esse aqui [menos espuma]. Quando você abastece durante o dia, é isso aqui [mais espuma]. Você vai pagar o mesmo valor. Porém, vai ter mais espuma ali dentro do tanque. E, aí, você sabia disso?”. Essa “versão brasileira” aproveita um conteúdo publicado originalmente em espanhol.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
O Fato ou Fake mostrou o vídeo ao professor de engenharia mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia Clayton Zabeu. Veja, abaixo, o que a explicação que ele deu.
No abastecimento real (em postos de gasolina), a temperatura do motor do carro não tem influência nenhuma na forma como o bico da bomba despeja o combustível. Ou seja, não importa se o motor está quente ou frio: a quantidade que entra no tanque será a mesma.
O vídeo viral mostra dois galões sendo abastecidos, sendo que um deles (o da esquerda) fica com mais espuma. Mas essa diferença depende da forma como o líquido é bombeado até o bocal. A espuma pode se formar, principalmente, por causa da “entrada de ar” nos dutos – e, novamente, não tem relação com a temperatura do veículo.
Além disso, o vídeo não deixa claro se os dois galões estão recebendo o mesmo tipo de líquido: os bicos são de cores diferentes – e não é possível saber se, de fato, são combustíveis idênticos sujeitos a condições diferentes de temperatura e/ou bombeamento.
Já houve, no passado, discussões sobre o impacto da temperatura do tanque do posto – e não do tanque do carro. Como a gasolina “dilata” com o calor, a hipóteses era a de que, em dias mais quentes, o combustível iria se expandir um pouco, fazendo volume parecer maior em comparação com o abastecimento noturno.
Em tese, esse efeito é real – mas essa variação é muito pequena. Clayton Zabeu deu um exemplo. Suponha que o tanque do veículo seja abastecido com 50 litros de gasolina e que a elevação de temperatura do combustível no tanque do posto seja de 4°C entre a noite e o dia (um valor de variação diária considerado bem alto para um tanque subterrâneo).
Nesse caso, o combustível se “expandiria” apenas em 190 mL, se fosse abastecido à noite, em relação ao volume abastecido durante o dia. O número é bastante inferior à tolerância de medição da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que é de 250 mL (0,5%) para o volume de 50 litros.
É #FAKE que abastecer com motor frio garante mais combustível
Reprodução
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Postagem Original