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    Como aumentar a segurança da conta gov.br

    RsnewsPor Rsnewsdezembro 30, 2024Nenhum comentário4 minutos de leitura

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    Organização criminosa está sendo investigada por invadir contas de usuários da plataforma para fazer empréstimos e procurações com os dados das vítimas; saiba como aumentar a proteção. Conta gov.br
    Reprodução/Banco Central
    Uma organização criminosa está sendo investigada por invadir contas de usuários da plataforma gov.br para fazer empréstimos e procurações com os dados das vítimas.
    No aplicativo, é possível acessar documentos como a carteira de identidade digital, carteira de trabalho e carteira de habilitação. O golpe foi divulgado em uma reportagem do Fantástico.
    Para manter a sua contra protegida, o portal do governo descreve duas opções nesse sentido: verificação da conta em duas etapas e gestão de dispositivos.
    Essas opções só estão disponíveis para contas nível prata ou ouro. Veja como aumentar o nível da sua conta gov.br.
    Verificação em duas etapas
    Ao ativar esta funcionalidade, também conhecida como duplo fator de autenticação, sempre que você acessar algum serviço com a sua conta gov.br, será necessário inserir um código de acesso gerado no seu aplicativo gov.br.
    Isso garante uma dupla proteção para a sua conta, porque mesmo que um criminoso tenha acesso ao seu CPF e senha, por exemplo, ele não conseguirá acessar a conta sem o código de segurança.
    Como habilitar a verificação em duas etapas:
    faça login no aplicativo gov.br no seu smartphone (só é possível pelo aplicativo);
    selecione “segurança da conta”;
    acesse a opção “verificação em duas etapas”;
    clique em “habilitar verificação em duas etapas”;
    pronto.
    Agora, para acessar o gov.br será preciso informar o código de acesso gerado em seu aplicativo — além, do CPF e da senha (já necessários antes).
    Como obter o código para verificação em duas etapas:
    faça login no aplicativo gov.br pelo aplicativo;
    selecione “gerar código de acesso” — disponível na página de login, embaixo do item “entrar com gov.br” ou na página principal, em “serviços”.
    Mas atenção:
    a única forma de obter o código de segurança é através do aplicativo gov.br. O código da verificação em duas etapas não é enviado por SMS;
    Para o código ser gerado corretamente, é necessário que a data e a hora do dispositivo estejam sincronizadas com a rede.
    Gestão de dispositivos
    Essa ferramenta permite que o usuário:
    saiba quais dispositivos acessaram a conta e quando; qual serviço acessado; qual navegador utilizado; IP (endereço que identifica o dispositivo na internet ou em uma rede local) e a data de autorização (para dispositivos autorizados);
    implemente a opção “habilitar acesso apenas por dispositivos autorizados”, que restringe o acesso à conta somente aos dispositivos aprovados.
    Como habilitar a gestão de dispositivos:
    faça login no aplicativo gov.br;
    selecione “segurança da conta”;
    clique em “gerenciar dispositivos”;
    será possível saber informações sobre os últimos dispositivos que acessar a conta (listas acima);
    selecione a opção “habilitar acesso apenas por dispositivos autorizados”;
    pronto.
    Agora, sempre que você for acessar um serviço digital de um novo dispositivo, será preciso autorizá-lo pelo aplicativo gov.br antes.
    Ao autorizar o dispositivo, ele poderá acessar sua conta gov.br sem restrições e você não receberá avisos quando isso acontecer.
    Mas atenção:
    o acesso por diferentes navegadores de internet, ainda que no mesmo aparelho, será apresentado como um novo dispositivo;
    não será necessário autorizar o dispositivo nos casos em que a conta já tiver uma camada extra de segurança como: login com certificado digital; login sem senha (QR code); verificação em duas etapas.
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