O acordo serve para incentivar os motoristas da Uber a escolherem veículos elétricos da BYD com preços mais acessíveis. Empresas pretendem também lançar corridas em carros autônomos. BYD e Uber fecham parceria para oferecer carros mais baratos para motoristas do aplicativo
Feijão Almeida/GOVBA
A BYD e a Uber anunciaram nesta quinta-feira (1º) uma parceria que vai beneficiar mais de 100 mil motoristas de aplicativo nos mercados da Europa, América Latina e, posteriormente, Oriente Médio, Oceania e Canadá.
O acordo serve para incentivar os motoristas da Uber a escolherem veículos elétricos da BYD com preços mais acessíveis. Ainda não há uma data específica para o início desse processo.
Segundo a nota, não é somente o preço mais baixo o único atrativo, mas também na oferta de descontos na hora de recarregar o carro, na manutenção e no seguro.
LEIA MAIS
Licenciamento atrasado? Veja quanto e quando pagar a taxa para não perder o direito de rodar com o veículo
Vale a pena comprar um carro no Leilão da Receita? Veja dicas para não perder dinheiro
IPVA à vista ou parcelado: veja como se organizar para a sua realidade financeira
A parceria com a Uber pode, inclusive, servir de vitrine para a BYD que, ao ter novos passageiros andando em seus carros, pode mostrar os benefícios da maior fabricante de veículos elétricos da China.
“Muitos passageiros falam que a primeira experiência deles em um carro elétrico foi em uma viagem da Uber e nós estamos ansiosos para demonstrar os benefícios desse tipo de carro para mais pessoas ao redor do mundo”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.
Isso pode acender o alerta da Tesla, que vem perdendo uma fatia significativa de mercado para a concorrente chinesa. Em 2023, a Tesla produziu 1,84 milhão de veículos, enquanto saíram das fábricas da BYD o incrível montante de 3 milhões de carros elétricos e híbridos.
Como saber se um carro passou por enchente?
A montadora, que já tem representação e unidade fabril no Brasil, ocupa a segunda posição entre os carros híbridos mais vendidos com 10.113 unidades no primeiro semestre deste ano, atrás apenas da Toyota, que teve 10.540 emplacamentos.
Entre os elétricos, a BYD está isolada na liderança, com 22.346 carros vendidos. A segunda colocada, GWM, só tem 3.687 emplacamentos nos seis primeiros meses.
Carros autônomos
As duas empresas afirmam que a BYD vai ajudar a lançar o serviço de corridas com carros autônomos da Uber, mas ainda não há uma previsão de quando o serviço será implementado, pois os sistemas autônomos também dependem da infraestrutura dos locais por onde trafegam.
A montadora está investindo US$ 14 bilhões em carros que carregam esse tipo de tecnologia. A marca vai ter um sistema similar ao “Autopilot” da Tesla, que será denominado “Navigate on Autopilot (“navegar no piloto automático”, em tradução direta).
Postagem Original
Assine atualizações
Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.