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A Bungie confirmou que usou artes sem autorização em Marathon. A denúncia foi feita pela artista 4nt1r34l, que mostrou comparações com pôsteres criados por ela em 2017. A empresa já iniciou uma investigação interna para entender como isso passou despercebido pela equipe atual.
A artista publicou nas redes:
bungie is of course not obligated to hire me when making a game that draws overwhelmingly from the same design language i have refined for the last decade, but clearly my work was good enough to pillage for ideas and plaster all over their game without pay or attribution. pic.twitter.com/G3FbPtbPJD
— N² (@4nt1r34l) May 15, 2025
É claro que a Bungie não é obrigada a me contratar para fazer um jogo que se baseia predominantemente na mesma linguagem de design que venho aprimorando na última década, mas claramente meu trabalho foi bom o suficiente para saquear ideias e espalhar por todo o jogo sem pagamento ou atribuição.
Ela ainda afirmou não ter recursos para buscar uma ação legal, mas lamenta ser algo recorrente vindo de grandes estúdios.
A Bungie respondeu oficialmente via BlueSky:
We immediately investigated a concern regarding unauthorized use of artist decals in Marathon and confirmed that a former Bungie artist included these in a texture sheet that was ultimately used in-game.
— Marathon Team (@marathonteam.bungie.net) 2025-05-16T03:21:59.122Z
Confirmamos que um ex-artista da Bungie incluiu os elementos em uma textura usada no jogo. Isso passou despercebido pela equipe atual. Estamos em contato com a artista e comprometidos a fazer o certo.
A empresa também declarou que está revisando todos os ativos criados por esse antigo colaborador e implementando medidas para documentar corretamente as contribuições artísticas. A promessa é reforçar o respeito pelo trabalho criativo em futuros projetos.
Marathon, aparentemente, é estilizado como a artista elaborou seu projeto… e agora?
Esse não é o primeiro caso. A Bungie já usou arte de fã em uma cena de Destiny 2 sem autorização, alegando erro de referência. O problema agora é maior: o estilo visual de Marathon depende diretamente de uma linguagem que pode ter sido copiada. O que será que vai acontecer?
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