A moto é o quarto modelo da montadora indiana que chega ao Brasil, e entra no mercado em um patamar de preço mais agressivo para quem busca um veículo para o cotidiano, com um toque extra de potência. Bajaj Dominar 250
André Fogaça/g1
A fabricante indiana Bajaj trouxe oficialmente a Dominar 250 ao Brasil. O modelo foi apresentado em lançamento oficial nesta sexta-feira (16), em São Paulo (SP).
A Dominar 250 é uma street, irmã de menor cilindrada da Dominar 400. Ela chega por R$ 22,5 mil, como concorrente direta da Honda CB300F Twister e da Yamaha Fazer 250.
A moto é o quarto modelo da Bajaj que chega ao Brasil, e entra no mercado em um patamar de preço muito próximo das concorrentes, que são veículos para o cotidiano, com um toque extra de potência.
A Honda CB300F Twister custa R$ 22.370. A Yamaha Fazer 250 é encontrada por R$ 22.990.
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A Dominar 250 traz motorização de 250 cilindradas, gerando 27 cv de potência em 8.400 giros. O torque é listado em 2,39 kgfm, o motor trabalha com apoio de partida elétrica e utiliza apenas gasolina como combustível, em tanque de 13 litros.
O câmbio é de seis marchas com embreagem assistida e deslizante, freios ABS e toda iluminação é feita por LEDs. O painel de instrumentos é digital e o peso em ordem de marcha da Dominar 250 é de 180 quilos. (veja a fica técnica no final da reportagem)
Bajaj Dominar 250
A Dominar 250 chega nas cores preta e vermelha, com possibilidade de tons em amarelo no futuro.
A Bajaj promete lançar mais duas motos nos próximos três meses, mas não detalhou quais serão. Waldyr Ferreira, diretor da Bajaj do país, afirma que “60% ou 70% do potencial é da família de trail no Brasil”.
Bajaj aumenta meta de fabricação no Brasil
Fábrica da Bajaj em Manaus (AM)
Divulgação
A marca Bajaj chegou ao Brasil em 2022, e desde junho opera uma fábrica no país, em Manaus (AM). De acordo com a empresa indiana, a nova planta fabril já emprega 150 pessoas, entre funcionários diretos e indiretos. É a primeira da Bajaj fora da Índia.
Lá a companhia indiana monta todos os modelos lançados no país. No portfólio da Bajaj existem outros três modelos — todas com o mesmo nome, mas de cilindradas distintas:
Dominar 160: R$ 16.900;
Dominar 200: R$ 19.900;
Dominar 400: R$ 24.990.
O carro-chefe da marca é a naked Dominar 400. Naked são motos sem carenagem, em que partes plásticas envolvem a motocicleta com o intuito de otimizar o coeficiente aerodinâmico e deixá-las visualmente mais esportivas.
Na inauguração, a empresa traçou meta de 1,5 mil motos fabricadas por mês e chegar em 9 mil veículos até o final de 2024. Durante o lançamento da Dominar 250, a companhia aumentou a projeção e quer chegar em dezembro com 12 mil unidades montadas.
A fabricação continua em regime CKD. Nele a moto é importada totalmente desmontada. A Bajaj no Brasil apenas junta as peças e faz ajustes finais para entregar o modelo.
Nos primeiros 45 dias de unidade fabril em Manaus (AM), já trabalhando com todos os modelos comercializados pela Bajaj, a empresa comentou ter fabricado as primeiras 1 mil motos.
Em lojas, a fabricante tem 22 concessionárias já em funcionamento no Brasil e elas estão espalhadas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Amapá, Alagoas e Pernambuco, além do Distrito Federal.
Até o final do ano a companhia planeja aumentar este número para 34, entrando em mais locais com foco nas regiões do nordeste e do sul.
Os números têm potencial de crescer, já que a empresa é uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, a Bajaj possui mais de 40 empresas em seu portfólio e conta com 36 mil funcionários ao redor do globo.
O faturamento declarado da marca em 2023 foi de US$ 4,13 bilhões (R$ 23 bilhões). Na Índia — país no qual a população já alcança 1,4 bilhão de pessoas —, a marca tem capacidade produtiva de 7 milhões de motos por ano.
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