
Lançado globalmente em 10 de junho de 2025, Dune: Awakening alcançou números expressivos em seu lançamento e mantém avaliações positivas no Steam. No entanto, nas últimas semanas, críticas à estrutura do conteúdo de endgame e ao PvP da experiência de sobrevivência em mundo aberto começaram a se intensificar na comunidade.
Desenvolvido pela Funcom, o MMO de sobrevivência se baseia no universo criado por Frank Herbert, colocando milhares de jogadores em Arrakis em uma linha do tempo alternativa. Desde o acesso antecipado, os jogadores exploram sistemas de coleta, combate, construção de bases e disputas entre facções.

Mas na medida em que mais e mais jogadores alcançam o estágio final do jogo, crescem as insatisfações com o equilíbrio e a lógica de progressão.
Landsraad e PvE favorecem guildas grandes
Um dos principais alvos das críticas é o sistema político Landsraad, que regula parte das atividades PvE de endgame. Jogadores relataram que a dinâmica atual “favorece injustamente guildas grandes”, impedindo a progressão de jogadores solo e grupos menores.
Como os decretos que afetam o servidor são determinados por competição entre facções, pequenas guildas não conseguem concluir objetivos antes das maiores, ficando de fora de decisões relevantes e recompensas significativas.
Essa limitação afeta diretamente a longevidade da experiência para uma parcela considerável da base de jogadores, já que muitos optam por interações PvE sem se envolver com grandes estruturas organizadas.
As críticas mais severas, no entanto, vêm do sistema PvP no endgame, especialmente em regiões como o “Deep Desert“, onde ocorrem as disputas por loot avançado. Jogadores descreveram o conteúdo como “caótico e desbalanceado”, citando diversos problemas estruturais.
Entre os principais pontos apontados:
- Uso abusivo de ornithopters: combates terrestres se tornam inviáveis, pois jogadores a pé são constantemente atropelados por veículos aéreos, que causam dano significativo sem receber penalidade proporcional.
- Alto risco, baixa recompensa: jogadores que vencem batalhas arriscadas recebem pouco loot. Itens valiosos raramente são deixados por inimigos abatidos, e muitos morrem em áreas que dificultam o saque.
- Sistema de respawn rápido: adversários derrotados retornam ao combate em segundos. Segundo relatos, há casos de respawn em até 12 segundos nas proximidades do local da batalha, o que permite que grupos grandes superem times mais habilidosos apenas pela quantidade de jogadores disponíveis.
Esse cenário gera frustração mesmo entre jogadores experientes, que conseguem vantagem tática, mas são vencidos pela repetição infinita de ataques por parte de grupos maiores.
Desenvolvedores reconhecem os problemas e prometem mudanças
O diretor criativo Joel Bylos, da Funcom, respondeu diretamente a críticas em fóruns como o Reddit, afirmando que estão trabalhando em “um conjunto de correções e ajustes” para os problemas apontados.
Sem detalhar prazos ou soluções específicas, Bylos pediu paciência à comunidade e reforçou o compromisso da equipe com o feedback.
Entre as melhorias que a comunidade sugere, estão:
- Aumento no tempo de respawn em áreas PvP após múltiplas mortes
- Reaparecimento mais distante do local do conflito, exigindo deslocamento até o ponto de disputa
- Limitações no uso de ornithopters como armas diretas, especialmente em combate corpo a corpo
Bylos também mencionou que a experiência adquirida durante o desenvolvimento de Conan Exiles está sendo considerada no processo de ajuste de Dune: Awakening.
Dune: Awakening utiliza uma arquitetura de servidores em “mundos segmentados”, com até 20 servidores interligados por hubs sociais. Isso permite maior controle sobre instâncias PvE e PvP, mas também exige um balanceamento constante da densidade de jogadores em áreas de conflito.

No momento, o jogo opera no modelo buy-to-play, sem mensalidade, com conteúdo adicional previsto em DLCs opcionais. A Funcom já anunciou que está trabalhando em uma versão para consoles (PS5 e Xbox Series X|S) prevista para 2026.
Apesar da recepção inicial positiva e da fidelidade ao universo de Dune, Dune: Awakening enfrenta uma fase crítica na consolidação do seu endgame.
Os problemas no PvP e no sistema Landsraad podem comprometer a retenção de jogadores a longo prazo, especialmente aqueles que não participam de grandes guildas.
Se você quer experimentar Dune: Awakening, o MMO está disponível em três versões na Steam e na Nuuvem, apenas para PC. Na Nuuvem, você pode garantir o game com 10% de desconto usando o cupom de usos limitados DUNE10 no carrinho.
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Há ainda um passe de temporada opcional por R$ 99,00, que oferece acesso antecipado a conteúdos cosméticos, criaturas exclusivas e três pacotes DLC planejados para 2025 e 2026. O jogo não exige assinatura mensal.
Dune: Awakening está disponível para PC desde 10 de junho de 2025, com lançamento para consoles planejado para 2026.
Fonte: Reddit (r/duneawekening).