A Sony anunciou a remoção de 22 jogos dos catálogos do PS Plus Extra e Deluxe/Premium, prevista para ocorrer em 20 de maio. A decisão gerou revolta nas redes sociais, especialmente pela lista incluir exclusivos, games do PS VR2 e clássicos.
Entre os jogos que deixarão o serviço estão GTA V e Batman: Arkham Knight. Porém, foi a saída de exclusivos first-party, como Infamous Second Son e os títulos da série Resistance, surpreendeu os jogadores, que esperavam maior permanência de jogos próprios da Sony no catálogo.
Postagens nas redes sociais refletem essa frustração, com assinantes PS Plus criticando a decisão, especialmente após o recente aumento de preços da assinatura em 16 países, com reajustes de até 30% no Brasil.
Além disso, o ajuste nos catálogos chamou a atenção por ser substancial. Normalmente a Sony remove entre 10 e 15 jogos por mês, mas agora há a retirada de 22, que contemplam games de peso. Confira abaixo algumas reações:
A Sony é uma vergonha como empresa, tirar o Infamous, um de seus próprios exclusivos. Com certeza é um serviço que não assinarei mais, enquanto não sentirem no bolso, não mudaram nada nas suas decisões anti consumidor.
— felipe (@felipepb11) April 24, 2025
Eu não assino mais a extra, não compensa… só colocam jogo garapa ou que flopou em vendas
— Donald Duck (@Uraniano88) April 24, 2025
Tá muito estranho isso.
Aumentam a mensalidade do serviço e removem jogos.
Tava com Plus há mais de 2 anos, peguei em uma promoção.
Vacilei em pegar a Deluxe, na qual nem aproveitei.
Depois de acabar em Abril, só vou assinar no mês de jogo de interesse.— Mr. Pitaco ☄️ (@mr_pitaco) April 24, 2025
O gta é aceitável, essa rotatividade da rockstar é padrão, mas infamous???? Franquia morta sem nenhuma perspectiva de voltar, ele estar na plus era o que dava oportunidade pra quem nunca jogaria conhecer a obra prima, qual o sentido de tirar isso???? Sony tá bizarra nessa geração
— Tanjiro (@LULcasF) April 24, 2025
A remoção também ocorre logo depois das ofertas de abril do PS Plus Extra e Deluxe, que incluem apenas três games com maior apelo popular: Hogwarts Legacy, Battlefield 1 e Lost Records: Bloom & Rage – Tape 2.
Remoção do PS Plus ocorre diante de muitas polêmicas
Essa também é a primeira atualização de catálogo pós-aumento de preços, que atingiu diversos países ao redor do mundo. Ameaças sobre cancelamentos de assinaturas começam a ganhar força, enquanto a Sony segue sem alternativas para mitigar esse impacto.
As questões sobre a forma como a Sony vem tratando seus produtos — e o próprio consumidor — também se juntam a críticas recentes. Nesta semana, com a discreta revelação da data de Ghost of Yotei, usuários alegaram que a empresa estaria se afastando.
Ao que tudo indica, a Sony terá muito a provar nos próximos meses, especialmente para tentar convencer assinantes — e não assinantes — de que sua plataforma é a melhor para jogar.
E você, o que acha dessa situação? Comente!