O futuro de Assassin’s Creed parece promissor. Aparentemente, a Ubisoft planeja lançar uma robusta de lista de games para uma de suas maiores franquias: seriam, pelo menos, nove jogos para os próximos seis anos.
A informação é de Tom Henderson, jornalista do Insider Gaming que já se provou confiável em diversas ocasiões. Segundo ele, o planejamento inclui dois games no estilo RPG (tais como AC Origins, Odyssey, Valhalla e Shadows), dois remakes, duas “experiências menores”, dois títulos multiplayer e um mobile.
A estratégia da Ubisoft seria capitalizar ao máximo em cima de Assassin’s Creed, enquanto traz o maior número possível de experiências aos jogadores. De acordo com Henderson, o plano atual é lançar um RPG tradicional da “linha principal” a cada dois ou três anos, com títulos menores e remakes chegando nos períodos entre eles.
O futuro de Assassin’s Creed
Em outubro de 2024, Henderson havia reportado que o plano da Ubi era trazer dez games em cinco anos, mas isso mudou um pouco. Agora, segundo o jornalista, “o jogo de Assassin’s Creed da Netflix, com codinome Mask, provavelmente foi cancelado”.
Tirando Mask, Henderson revela os detalhes dos próximos lançamentos da franquia em sua reportagem — não há datas exatas de estreia, pois o adiamento de AC Shadows em janeiro alterou as janelas de todos os outros títulos. Confira:
- Jade – Jade (mobile) é um jogo de Assassin’s Creed ambientado na China e deve ser o próximo título da franquia.
- Invictus – Invictus é o título provisório de um jogo inspirado em Fall Guys, onde os jogadores competirão em partidas com 16 participantes. Se Invictus estiver alinhado com as expectativas internas, já existe um plano de suporte e atualizações para cerca de 5 anos.
- Obsidian – Remake de Assassin’s Creed Black Flag e reconstruído na nova engine Anvil. Obsidian seria lançado aproximadamente na mesma época que Invictus.
- Hexe – Originalmente com o codinome Neo, Assassin’s Creed Hexe (ainda um nome provisório) estaria programado para chegar após o fim do suporte de Shadows (ele deve ter cerca de dois anos de DLCs). Hexe terá um ano de suporte de DLCs.
- Scarlet – Scarlet chegaria após o fim do suporte de Hexe. Segundo Henderson, não há detalhes sobre este jogo, mas ele já estaria aprovado e em produção. Uma mera especulação é que se trate de Assassin’s Creed Nebula, um jogo que se passará em três cenários diferentes: Índia, Mediterrâneo e Império Asteca.
- Stardust – Stardust é o segundo remake da Ubisoft atualmente em desenvolvimento e entrará em produção após o lançamento de Obsidian. Ainda não está claro qual jogo será refeito.
- Emerald – Emerald chegaria pouco tempo depois de Stardust (em questão de meses) como outro multiplayer com pelo menos cinco anos de suporte, caso atenda às expectativas internas. Este pode ser o jogo PvE anteriormente conhecido como Raid, ou o outro jogo multiplayer sob o codinome Echoes. Ao que tudo indica, pelo menos um desses jogos foi cancelado.
- RPG3 – RPG3 ainda não tem um codinome, desenvolvedora ou tema definido, mas estaria previsto para depois dos dois anos de suporte de Scarlet.
- Remake3 – Remake3 também não tem codinome, desenvolvedora ou jogo definidos, mas seria um remake previsto para cerca de um ano após o lançamento de RPG3.

Caso todos esses games se confirmem, seria um baita presente para os fãs da franquia, não concorda? De qualquer forma, segure suas expectativas: a Ubisoft não confirmou os detalhes da reportagem de Tom Henderson. Portanto, este artigo precisa ser tratado como um rumor.