Segundo a agência de telecomunicações, o tempo para a execução do desbloqueio vai depender de cada empresa. No fim da tarde de terça (8), ministro Alexandre de Moraes liberou que rede volte ao ar. Rede social X, do bilionário Elon Musk
Mauro Pimentel/AFP
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quarta-feira (9) que começou a notificar as operadoras para que elas liberem o acesso à rede social X.
O retorno da plataforma foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no fim da tarde da terça-feira (8), após 39 dias de bloqueio. Ele deu 24 horas para que a Anatel cumprisse a ordem, após ser notificada.
“Caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial”, disse a Anatel, em nota.
“O tempo para a execução do desbloqueio dependerá das medidas empregadas pelas prestadoras, conforme suas especificidades”, destacou a agência.
No começo da noite de terça, alguns usuários relataram que voltaram a ter acesso à rede social. Em outras redes, muitos afirmavam que não conseguiam carregar toda a página ou ainda não tinha acesso ao X. Isso porque a retomada não é automática.
Ainda na terça, o g1 entrou em contato com a Conexis, associação que reúne os principais provedores, para entender como estava o processo de liberação do X. Não houve retorno até a última atualização desta reportagem.
A decisão de Moraes de desbloquear o X foi tomada depois que a empresa do bilionário Elon Musk comunicou que cumpriu uma série obrigações, entre elas o pagamento de todas as suas multas pela demora em atender a decisões judiciais.
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Volta da rede social
Em geral, o primeiro passo para o desbloqueio de uma rede social no Brasil é o Judiciário ordenar que a Anatel repasse o ofício com a ordem para as operadoras de internet.
O processo para restabelecer uma rede social pode levar algumas horas. Por exemplo, o bloqueio do X foi efetivado cerca de oito horas após a ordem de Moraes, em agosto.
Essa demora acontece porque existem mais de 20 mil provedores no Brasil, segundo o Ministério das Comunicações.
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