A estratégia multiplataforma da Microsoft tem levantado questionamentos entre desenvolvedores e editoras. Ao levar seus jogos não apenas para o PC, mas também para o PS5, a empresa pode estar enfraquecendo a percepção de exclusividade (e competitividade) do Xbox no mercado de consoles.
Christopher Dring, jornalista do The Game Business, comentou que muitas produtoras estão confusas com a nova postura. Segundo ele, “alguns desenvolvedores me disseram que estão perplexos com essa decisão. Do ponto de vista deles, querem competição entre os consoles. Eles se perguntam: ‘por que deveríamos lançar algo no Xbox se essa é a estratégia?’”
Dring ressalta que praticamente todos os grandes lançamentos da Microsoft para 2024 e 2025 também chegarão ao PS5. Ele cita Doom: The Dark Ages, The Outer Worlds 2, Tony Hawk’s Pro Skater, Call of Duty e até Forza Horizon 5, todos com versões confirmadas ou esperadas no console da Sony.

Ele afirma: “Acho que Avowed e South of Midnight ainda não estão no PS5, mas não me surpreenderia se forem os últimos exclusivos de Xbox”. Vale lembrar que até o remaster Gears of War: Reloaded está confirmado para sair no console da PlayStation.
Jogos do Xbox tem se destacado no PlayStation!
Com isso, o console da Microsoft vai deixando de ser visto como um sistema fechado. E se até os estúdios parceiros já consideram pular o Xbox por falta de diferenciação, a empresa pode precisar repensar como equilibrar alcance e relevância no mercado de consoles. Por outro lado, os games estão “dando certo” no lado azul. Veja a prova!