Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    NotíciasNotícias
    • Início
    • Contato
    • Politica de Privacidade
      • Termos De Uso
    NotíciasNotícias
    natureza

    Começa temporada de reprodução das tartarugas em Fernando de Noronha

    RsnewsPor Rsnewsoutubro 5, 2024Nenhum comentário3 minutos de leitura

    [ad_1]


    Até o momento foram contabilizados 40 ninhos e a expectativa é superar os 300 ninhos até o mês de junho. Primeiro ninho foi registrado no Sancho
    Projeto Tamar/Divulgação
    Os pesquisadores do Projeto Tamar estão otimistas com o início da temporada de reprodução das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha. Nesta sexta-feira (3), a Organização Não-Governamental (ONG) divulgou um balanço das desovas na ilha. Até o momento foram contabilizados 40 ninhos e a expectativa é superar as 300 desovas até junho.
    “A temporada passada foi considerada média, foram 263 ninhos. Nesta atual temporada nós esperamos um número maior. Acreditamos que devemos superar os 300 ninhos”, afirmou o pesquisador do Projeto Tamar Afonso Nascimento.
    Compartilhe no WhatsApp
    Compartilhe no Telegram
    A temporada 2022/2023 começou no final de dezembro e os primeiros nascimentos de tartarugas devem ocorrer nos próximos dias. Os ovos levam cerca de 50 dias para eclodir.
    Pesquisadores do Tamar verificam os ninhos
    Projeto Tamar/Divulgação
    Como sempre acontece, a Praia do Leão tem a maior parte das desovas. Até agora são 20 ninhos no local. Em segundo lugar, vem a Praia do Sancho, que registra até agora 11 ninhos.
    Os pesquisadores identificaram desovas também na Cacimba do Padre, Bode, Conceição e até no Sueste, que conta até o momento com dois ninhos.
    “A Praia do Sueste não tem muitos ninhos; a média são cinco desovas na temporada e já temos duas. Algumas vezes a fêmea sai do mar, tentar colocar os ovos, não consegue e depois volta”, explicou Afonso Nascimento.
    A espécie que se reproduz em Noronha é a Chelonia mydas, conhecida popularmente como tartaruga-verde. Na ilha também é possível ver a tartaruga-de-pente, que tem nome científico Eretmochelys imbricata, e não realiza reprodução em Fernando de Noronha.
    Tubarão-tigre
    Os pesquisadores de tubarão acreditam que os tubarões-tigre passam a frequentar Fernando de Noronha em maior quantidade no período de desova das tartarugas. Elas fazem parte da cadeia alimentar desses animais.
    “O tubarão é o principal predador das tartarugas. É o único animal que consegue predar as tartarugas adultas. O casco da tartaruga é resistente e o tubarão-tigre é um dos poucos animais que consegue romper o casco”, falou Nascimento.
    O pesquisador não acredita que exista um desequilíbrio ambiental na ilha.
    “A tartaruga faz parte da dieta dos tubarões, como os peixes. O tubarão tem uma importância biológica; esse animal faz parte do ecossistema. O ambiente em Noronha é equilibrado”, avaliou Afonso Nascimento.
    VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

    [ad_2]

    Postagem Original

    Rsnews
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Fotografia de vida selvagem: foto de bololô de abelhas vence concurso internacional | Natureza

    outubro 12, 2024

    Garimpeiros fecham BR-319 em Porto Velho em protesto após dragas serem incendiadas em operação no rio Madeira | Rondônia

    outubro 12, 2024

    Anta morre atropelada na rodovia que corta o Morro do Diabo; pesquisadora e Ministério Público apontam remoção de radares de controle de velocidade | Presidente Prudente e Região

    outubro 11, 2024

    Entenda por que o pirarucu, peixe nativo da Amazônia, é um perigo para os rios de SP

    outubro 11, 2024

    Recém-descoberta, espécie de árvore gigante da Mata Atlântica recebe nome em homenagem a Hermeto Pascoal | Rio de Janeiro

    outubro 11, 2024

    Arara Rio, conhecida no DF por voar entre os carros, é atropelada por caminhão

    outubro 11, 2024

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Notícias
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por rsnews.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.