Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    NotíciasNotícias
    • Início
    • Contato
    • Politica de Privacidade
      • Termos De Uso
    NotíciasNotícias
    Carros

    VÍDEO: Zeekr X mostra que um SUV elétrico chinês pode confundir fãs de BMW e Volvo

    RsnewsPor Rsnewsjunho 7, 2025Nenhum comentário6 minutos de leitura

    [ad_1]


    Com desempenho de esportivo, acabamento refinado e preço competitivo, modelo chega ao Brasil para disputar espaço com marcas premium — e surpreende. TESTE: Zeekr X mostra que um SUV elétrico chinês pode confundir fãs de BMW e Volvo
    São tantas marcas chinesas entrando no mercado brasileiro nos últimos anos que, para quem não acompanha de perto o setor automotivo, fica difícil acompanhar os lançamentos. Um exemplo: você sabe o que é um Zeekr?
    A nova marca (que se pronuncia “zíquer”) é uma das marcas do grupo Geely, o conglomerado chinês que também é dono da Volvo e da Lotus. Além dessas, a Geely fabrica veículos próprios e possui ainda a Lynk&Co, que produz modelos semelhantes aos da Zeekr para outros mercados.
    O Zeekr X é o modelo de entrada da marca no Brasil. Ele utiliza a mesma plataforma e compartilha componentes com o Volvo EX30, outro SUV elétrico considerado “acessível” e que também representa a porta de entrada para a marca sueca.
    No entanto, o Zeekr chega mais equipado e com acabamento superior ao do tradicional fabricante europeu. E vai além: a Zeekr oferece uma versão topo de linha do X com muito mais potência e torque que qualquer versão do EX30.
    Nesta reportagem, você verá por que pode valer a pena abrir mão de um emblema renomado no capô para apostar em uma marca que não fica devendo nada às europeias.
    Com desempenho superior ao de um BMW, aceleração comparável à de um Porsche e segurança no nível da Volvo (por motivos óbvios, afinal, pertencem ao mesmo grupo), o Zeekr X pode não ter o prestígio das marcas premium, mas conquista pelo acabamento interno e pela tecnologia embarcada.
    No teste, esse SUV mostra em que pontos surpreende e em quais ainda pode melhorar.
    LEIA MAIS
    VÍDEO: Haojue DL 160 é mais uma chinesa atrás do público de Bros e Crosser
    Moto Morini lança três modelos e promete mais duas trail; veja os preços
    Veja 16 motos que devem movimentar o mercado ainda em 2025
    Galerias Relacionadas
    Afinal, que carro é esse?
    Como mostrou o g1 em novembro, o Zeekr X foi lançado no Brasil com preço inicial de R$ 272 mil na versão Premium, para competir com outras marcas chinesas na faixa dos R$ 300 mil.
    No entanto, ajustes de preço — segundo a marca, motivados pela alta do dólar — já elevaram o valor da versão de entrada para R$ 298 mil.
    O Zeekr X Premium compartilha conjunto mecânico e componentes de carroceria com o Volvo EX30. Ambos têm tração traseira e entregam 272 cv de potência.
    Já a versão topo de linha, chamada Flagship (que antes custava R$ 298 mil, e agora sai por R$ 338 mil), conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, garantindo tração integral. O conjunto entrega 428 cv de potência e 55,4 kgfm de torque.
    São 156 cv e 20 kgfm a mais que a versão Premium — e também mais que qualquer configuração do Volvo EX30. É como se a versão mais cara tivesse um motor 1.4 turbo adicional e coloca o Zeekr X Flagship como um dos melhores custos-benefícios do mercado.
    Veja o comparativo de fichas técnicas abaixo.

    Comparativos de desempenho
    Ao comparar preço e potência com o BMW iX1 eDrive20 — o SUV elétrico mais acessível da marca alemã —, a vantagem do Zeekr fica evidente.
    Por R$ 362.950, o BMW iX1 oferece autonomia semelhante (332 km contra 304 km do Zeekr), mas com apenas 204 cv e 25 kgfm de torque. Ou seja, não alcança nem o desempenho do EX30, muito menos os mais de 400 cv do Zeekr.
    Na aceleração, o Zeekr X dá um verdadeiro nocaute. Por R$ 24.950 a menos, ele vai de 0 a 100 km/h em menor que a metade do tempo que o iX1.
    Veja os números de aceleração abaixo.
    BMW iX1: 8,6 segundos;
    Zeekr X Premium: 5,6 segundos;
    Zeekr X Flagship: 3,8 segundos;
    Volvo EX30 Core: 5,7 segundos;
    Volvo EX30 Plus: 5,3 segundos;
    Volvo EX30 Ultra: 5,3 segundos.
    Espaço e acabamento
    Em dimensões, os SUVs são semelhantes. O iX1 é o mais comprido e alto, mas a largura é praticamente igual entre os modelos. O Zeekr leva vantagem no entre-eixos, com 10 cm a mais, o que garante excelente espaço interno.
    Por outro lado, o porta-malas é um ponto fraco. O BMW leva 490 litros, contra 362 litros do Zeekr e 318 litros do Volvo. O compartimento do Zeekr é apenas 62 litros maior que o de um Volkswagen Polo.
    O espaço interno do Zeekr X garante espaço para todos os ocupantes com conforto
    Rafael Peixoto | g1
    Design e interior
    O design futurista do Zeekr X chama atenção nas ruas e atrai olhares. Se é bonito, a avaliação fica por conta do leitor.
    Por dentro, o requinte impressiona. A cabine mistura materiais com bom gosto e um toque de extravagância, com luzes de LED nas portas, painel e até ao redor dos tweeters.
    O volante tem boa empunhadura e ajustes de altura e profundidade. A unidade testada, da versão Flagship, trazia couro azul e bege nos bancos, volante e portas, além de acabamento em Alcântara nas colunas e no teto.
    O teto de vidro é bonito, mas não há cortina para bloquear a luz — ponto que precisa ser revisto na próxima geração.
    O painel de instrumentos de 8,8 polegadas é minimalista, mas funcional. Diferente de alguns elétricos que concentram tudo na central multimídia (como a Tesla Cybertruck), o Zeekr mantém botões físicos para funções básicas como faróis, setas e limpadores. Apenas o ar-condicionado é controlado pela tela de 14,6 polegadas.
    Equipamentos de série
    A lista de itens inclui tudo o que se espera de um carro acima de R$ 300 mil, como:
    Pacote ADAS (assistência avançada ao condutor) com piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência;
    Câmera 360º;
    Porta-malas com abertura e fechamento elétrico;
    Iluminação full LED;
    Ajustes elétricos nos bancos dianteiros;
    Bancos com climatização e função massagem.
    Mas vale a compra?
    Se você não é do tipo que compra carro para ostentar — não faz questão de exibir a chave para os amigos —, mas valoriza desempenho, conforto e tecnologia, o Zeekr X é uma escolha certeira.
    Veja abaixo os pontos positivos e negativos:
    ✅ Potência superior aos rivais;
    ✅ Desempenho de destaque;
    ✅ Acabamento refinado;
    ✅ Espaço interno generoso;
    ✅ Tecnologia embarcada;
    ❌ Porta-malas pequeno;
    ❌ Puxador das portas com sensor;
    ❌ Preço da versão de entrada;
    ❌ Central multimídia grande, mas fixa;
    ❌ Rede de concessionárias ainda limitada.

    [ad_2]

    Postagem Original

    Rsnews
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Liso, misto ou esportivo? Veja como escolher o pneu certo para moto

    junho 17, 2025

    Carro elétrico pode ser carregado no poste? Especialistas alertam para os perigos dessa prática | Carros

    junho 15, 2025

    Honda Civic, RAM 3500 e GWM Poer: veja lançamentos (fora os SUVs) confirmados na semana

    junho 14, 2025

    Trump diz que pode aumentar tarifas sobre automóveis em breve

    junho 12, 2025

    Ford anuncia Territory repaginado para tentar conter vendas fracas

    junho 12, 2025

    Fiat Pulse Abarth ganha novo visual e mantém motor turbo para bater o Nivus GTS

    junho 11, 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Notícias
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por rsnews.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.