Apesar das comparações recorrentes, Phantom Blade Zero não será um soulslike — e o estúdio S-GAME já deixou isso bem claro. No entanto, isso não significa que o título não se inspire nos jogos da FromSoftware. Em entrevista ao GamesRadar, o diretor Soulframe Liang revelou que a série Souls serviu de referência para o design de exploração, enquanto a atmosfera e o clima do jogo foram inspirados em Resident Evil.
Segundo Liang, essas duas franquias representam pilares distintos da experiência de Phantom Blade Zero. Enquanto o level design adota a estrutura interconectada e compacta vista em jogos como Dark Souls e Bloodborne, o tom geral do jogo busca transmitir a mesma intensidade e imersão presente nos títulos da Capcom.
No lado do design de nível, somos definitivamente fãs e inspirados pelo design mais fechado e interligado dos jogos pré-Elden Ring. Quando o game foi anunciado, muitos pensaram que era um soulslike. Mas quando negamos, começaram a achar que era o extremo oposto, um hack and slash sem história. Mas não é isso. É mais como uma vibe de Resident Evil, só que com espadas — explicou o diretor.
Liang também destacou que está aberto a incorporar outras influências, desde que façam sentido dentro da proposta do jogo. Entre elas, os filmes clássicos de ação e kung-fu, que segundo ele também ajudarão a moldar o estilo visual e o ritmo dos combates.
Chefes mostrados até agora são apenas secundários
Phantom Blade Zero tem despertado grande expectativa desde seu impressionante vídeo de gameplay divulgado em janeiro de 2025, durante as celebrações do Ano da Serpente. O trailer apresentou uma batalha intensa contra um chefe formado por sete espadachins, exibindo a fluidez do sistema de combate e a complexidade dos duelos.
Curiosamente, segundo a S-GAME, os inimigos revelados até o momento são apenas chefes secundários, sugerindo que os confrontos principais prometem ainda mais profundidade e desafio.