Em entrevista ao podcast Xbox Era, o homem-forte da Xbox, Phil Spencer, “jogou a toalha”.
A partir de agora, com os lançamentos de seus títulos first-party para outras plataformas, o posicionamento da divisão de jogos da Microsoft não é mais de bater de frente contra PlayStation e/ou Nintendo. Segundo ele, para o negócio fazer mais sentido agora, é preciso fazer esse movimento. Como diz o ditado: se não pode contra seus inimigos, junte-se a eles.
“Obviamente, ganhamos mais na nossa própria plataforma. Essa é uma das razões pelas quais investir na nossa plataforma é importante. Mas há pessoas que preferem jogar em outras, seja porque têm suas bibliotecas no PlayStation ou Nintendo, porque gostam mais do controle ou simplesmente dos jogos que estão lá. E eu não quero olhar para isso e dizer que não deveríamos construir um negócio nesses lugares, encontrar fãs das nossas franquias ali. Não estou mais tentando trazer todo mundo para o Xbox. As pessoas já estão muito investidas nas plataformas onde jogam. Vamos apenas permitir que mais pessoas joguem e, sim, os 70% que ganhamos com os jogos em outras plataformas nos ajudam a construir grandes portfólios, como mostramos no Dev Direct, e espero que isso continue ao longo do ano”, disse o executivo.
Confira a entrevista:
Além disso, Spencer foi questionado sobre a marca da PlayStation aparecer em eventos da Xbox – quando ela anunciar jogos que chegarão à plataforma concorrente.
“Acho que é apenas uma questão de ser honesto e transparente sobre onde os jogos serão lançados. Na verdade, já tivemos essa discussão no ano passado para o showcase de junho e, quando tomamos nossa decisão, não conseguimos preparar todos os materiais a tempo, então parecia estranho incluir alguns e deixar outros de fora. Mas eu só quero ser transparente com as pessoas – se um jogo for lançado no Nintendo Switch, vamos deixar isso claro. Se for em um PlayStation, na Steam… As pessoas devem saber onde encontrar os jogos. Mas também quero que elas possam experimentar a comunidade Xbox dentro dos nossos jogos e tudo o que temos a oferecer, em todas as telas”, destacou.
Foco está nos jogos, não no Xbox
Agora, o posicionamento dele é de focar em facilitar o acesso a todos os jogos – o que, obviamente, é uma posição que vai beneficiar a Microsoft.
“Sei que não é o que todo mundo está fazendo, mas acredito que os jogos devem estar em primeiro lugar. Talvez isso venha da minha trajetória na indústria – eu comecei desenvolvendo jogos. Mas vejo que os jogos estão se fortalecendo porque mais pessoas podem jogá-los. Então, sim, só estou tentando ser aberto e transparente com as pessoas”, completou.