
O Khronos Group, uma aliança aberta formada por líderes da indústria com o objetivo de definir padrões de interoperabilidade, anunciou hoje o lançamento da versão 1.4 do Vulkan, sua popular API de gráficos e computação 3D.
A nova versão consolida recursos antes opcionais, amplia funcionalidades e simplifica o desenvolvimento de aplicações gráficas de alta performance de maneira consistente em diferentes dispositivos e sistemas operacionais.
“O Vulkan 1.4 é resultado direto das contribuições da comunidade de desenvolvedores, fortalecendo o framework como uma ferramenta estável e confiável para criar aplicativos gráficos intensivos. A base que estabelecemos com os nossos roadmaps permite que os desenvolvedores tenham mais flexibilidade e alcancem um nível de desempenho que nos coloca em uma rota de crescimento e inovação nos próximos anos.”
Tom Olson, ex-presidente do Grupo de Trabalho Vulkan
Seguindo o que já estava acertado
Muitos desses aprimoramentos estavam previstos nos marcos do roadmap de 2022 e 2024 do Vulkan. Alguns dos principais destaques incluem:
- Transferências de dados otimizadas: o Vulkan 1.4 inclui novos requisitos que permitem uma transferência de dados otimizada e eficiente para o dispositivo, sem comprometer a qualidade da renderização em tempo real.
- Integração de recursos essenciais: elementos antes opcionais, como descritores dinâmicos e layouts de blocos escalares, agora são obrigatórios, o que em teoria melhora a experiência dos desenvolvedores ao propiciar disponibilidade e padronização em diferentes plataformas.
- Extensões de manutenção: extensões de manutenção, até a VK_KHR_maintenance6, agora fazem parte da especificação base, facilitando a implementação e evitando inconsistências de suporte entre diferentes dispositivos.
- Renderização em alta definição: a nova versão também traz suporte para renderização em 8K, incluindo até oito alvos de renderização, ampliando as possibilidades para experiências visuais de ponta.
“Estamos consolidando recursos importantes no núcleo da API, proporcionando flexibilidade e desempenho em uma vasta gama de dispositivos. Isso permite que os desenvolvedores criem aplicações inovadoras com a garantia de compatibilidade e performance estável, independentemente da plataforma.”
Ralph Potter, novo presidente do Grupo de Trabalho Vulkan
O Vulkan Conformance Test Suite (CTS) continua sendo um componente vital do ecossistema, com milhões de testes em código aberto que todas as implementações da API precisam passar para assegurar consistência.
Empresas como AMD, ARM, Imagination, Intel, NVIDIA, Qualcomm e Samsung já têm drivers que passaram na certificação Vulkan 1.4, incluindo drivers abertos Mesa para Linux, que foram testados em hardwares da AMD, Apple, Intel, NVIDIA e Qualcomm. A lista completa de drivers conformes está disponível no registro oficial de Produtos Conformes Vulkan.
O ecossistema de ferramentas do Vulkan segue em expansão. O Vulkan SDK da LunarG, que será atualizado para incluir o suporte à versão 1.4 em janeiro de 2025, dá aos desenvolvedores acesso a uma variedade de linguagens de shader, como HLSL, GLSL e Slang — esta última agora um projeto open source hospedado pelo próprio Khronos.
Sendo assim, a variedade de opções permitirá aos desenvolvedores escolher a linguagem mais adequada às suas demandas técnicas e comerciais, maximizando a portabilidade e o desempenho dos seus shaders. A comunidade gamer agradece.
Fonte: Khronos
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