
Lançado oficialmente no dia 31 de outubro, Dragon Age: The Veilguard é um game que tem dividido opiniões em muitos quesitos, mas que tem surpreendido a todos pela qualidade de seus cabelos. Segundo a BioWare, esse foi um ponto de grande atenção para suas equipes, que criou mais de 100 estilos formados, cada um, por mais de 50 mil fios individuais.
Em seu blog oficial, a desenvolvedora explicou como contribuiu com os times responsáveis pela engine Frostbite para criar estilos realistas e que realmente se integrassem com o restante de seus personagens. O mais impressionante de tudo é que os resultados, que se mexem de forma realista, conseguem funcionar a 60 FPS tanto no PC quanto no PlayStation 5 e no Xbox Series X|S.
Embora o ápice da tecnologia Strand Hair apareça em Dragon Age: The Veilguard, ela vem sendo desenvolvida há anos pela publicadora Electronic Arts. Tanto é que exemplos dela podem ser conferidos em Madden NFL, EA Sports FC e na série NHL — mas o RPG marca a primeira vez em que a extensão máxima dos fios foi estendida de 63 para 255 pontos.
Além dos cabelos do game se comportarem de maneira realista, eles também foram ajustados para responder em tempo real a diferentes tipos de iluminação e às roupas vestidas pelos personagens. Para completar, as equipes da Frostbite trabalharam para garantir que os visuais se integrassem bem a momentos de batalha ou a cenas nas quais o tempo se desacelera.
Tecnologia funciona de forma diferente em Dragon Age: The Veilguard
Segundo o time da Frostbite, a tecnologia Strand Hair funciona como um elemento bem diferente em Dragon Age: The Veilguard. Em vez dos cabelos serem criados como objetos convencionais, eles usam um software de rasterização próprio, que foi ajustado para funcionar bem com diferentes profundidades de campo.

No jogo da BioWare, a tecnologia também foi ajustada para funcionar bem com elementos visuais transparentes, que não são comuns em jogos esportivos. Com isso, os fios foram separados em duas camadas — uma opaca e uma transparente —, que são misturadas para entregar o resultado final surpreendente.
Para garantir que tudo funcionasse bem, a BioWare atribuiu um “orçamento” de 400 MB da memória do Xbox Series X|S e do PlayStation 5 aos efeitos avançados. Ao mesmo tempo, ela trabalhou com diferentes qualidades de renderização e resolução para garantir que os cabelos funcionariam em diversas máquinas — motivo pelos quais eles podem ficar um tanto estranhos quando as configurações mínimas do PC são usadas.

Segundo a desenvolvedora, o resultado final contribuiu com a ambientação de Dragon Age: The Veilguard e permitiu que os personagens — a essência de qualquer um dos projetos do estúdio — realmente se destacassem. Dentro do game, os jogadores podem usar um espelho para mudar os cortes e as cores de seus cabelos livremente, conferindo por conta própria se os esforços da desenvolvedora valeram a pena.
Fonte: BioWare Blog

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